Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências

Este trabalho objetiva analisar ambientes virtuais de aprendizagem voltados para a formação continuada de professores de ciências. Utilizando-se um modelo de análise de materiais educativos baseados na Internet para o ensino de ciências, foram analisadas as abordagens pedagógicas, as estratégias de...

ver descrição completa

Principais autores: Wardenski, Rosilaine de Fátima, Struchiner, Miriam, Giannella, Tais Rabetti
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2952
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2952
recordtype ojs
spelling peri-article-29522016-09-01T12:48:47Z Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências Wardenski, Rosilaine de Fátima Struchiner, Miriam Giannella, Tais Rabetti Este trabalho objetiva analisar ambientes virtuais de aprendizagem voltados para a formação continuada de professores de ciências. Utilizando-se um modelo de análise de materiais educativos baseados na Internet para o ensino de ciências, foram analisadas as abordagens pedagógicas, as estratégias de ensino/aprendizagem e as modalidades de uso das TICs de seis cursos. Cinco cursos apresentaram abordagens pedagógicas centradas nos alunos/aprendizagem, sendo identificadas as estratégias: aprender explorando (C2, C5 e C 6), aprender fazendo (C1, C2, C5 e C6), aprender refletindo (C1, C4, C5 e C6) e aprendizagem incidental (C6) . Um curso apresentou abordagem centrada no professor/ensino. Em relação ao uso das TICs, identificamos as modalidades: Acesso e organização da informação; Atividades autênticas e Aprendizagem colaborativa. Conclui-se que a integração de TICs na formação de professores pode potencializar o uso de abordagens para aprendizagem ativa e colaborativa, contribuindo para a melhoria do ensino de ciências. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq FAPERJ 2016-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2952 10.3895/rbect.v9n1.2952 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2952/2974 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Wardenski, Rosilaine de Fátima
Struchiner, Miriam
Giannella, Tais Rabetti
spellingShingle Wardenski, Rosilaine de Fátima
Struchiner, Miriam
Giannella, Tais Rabetti
Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências
author_sort Wardenski, Rosilaine de Fátima
title Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências
title_short Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências
title_full Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências
title_fullStr Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências
title_full_unstemmed Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências
title_sort abordagens pedagógicas, estratégias de ensino-aprendizagem e modalidades de uso de tecnologias de informação e comunicação: uma análise de cursos para formação continuada de professores de ciências
description Este trabalho objetiva analisar ambientes virtuais de aprendizagem voltados para a formação continuada de professores de ciências. Utilizando-se um modelo de análise de materiais educativos baseados na Internet para o ensino de ciências, foram analisadas as abordagens pedagógicas, as estratégias de ensino/aprendizagem e as modalidades de uso das TICs de seis cursos. Cinco cursos apresentaram abordagens pedagógicas centradas nos alunos/aprendizagem, sendo identificadas as estratégias: aprender explorando (C2, C5 e C 6), aprender fazendo (C1, C2, C5 e C6), aprender refletindo (C1, C4, C5 e C6) e aprendizagem incidental (C6) . Um curso apresentou abordagem centrada no professor/ensino. Em relação ao uso das TICs, identificamos as modalidades: Acesso e organização da informação; Atividades autênticas e Aprendizagem colaborativa. Conclui-se que a integração de TICs na formação de professores pode potencializar o uso de abordagens para aprendizagem ativa e colaborativa, contribuindo para a melhoria do ensino de ciências.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2952
_version_ 1805291675281522688
score 10,814766