A adoção de práticas de Inovação Aberta pelas pequenas e médias empresas: um estudo empírico

O presente estudo tem como principal objetivo estudar a adoção de práticas de inovação aberta em pequenas e médias empresas (PMEs). A Inovação Aberta é atualmente reconhecida como uma alteração de paradigma na gestão da inovação. Ao longo dos últimos anos, vários estudos empíricos confirmaram os res...

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Principais autores: Cândido, Ana Clara, Sousa, Cristina
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2966
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Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo estudar a adoção de práticas de inovação aberta em pequenas e médias empresas (PMEs). A Inovação Aberta é atualmente reconhecida como uma alteração de paradigma na gestão da inovação. Ao longo dos últimos anos, vários estudos empíricos confirmaram os resultados positivos da adoção do modelo aberto. Os primeiros estudos se basearam na análise de casos de grandes empresas. Entretanto, alguns estudos recentes foram aplicados em PMEs constatando resultados favoráveis também neste contexto. Contudo, ainda existe uma escassez de estudos sobre as práticas efetivamente adotadas por estas empresas. Sendo assim, a principal contribuição do presente estudo reside na apresentação de evidências e reflexões sobre a adoção do modelo em PMEs brasileiras, mostrando que a viabilidade da Inovação Aberta não só nas grandes empresas. A realização da análise empírica recorreu à abordagem qualitativa da Análise de Conteúdo, na qual três principais etapas foram realizadas: Pré-análise, Descrição Analítica e Interpretação. Os dados foram coletados a partir da realização de entrevistas com gestores e diretores de PMEs brasileiras. Os resultados empíricos obtidos neste estudo permitem identificar quatro tipos de práticas que são, de fato, caracterizadas pelo modelo de Inovação Aberta: envolvimento do cliente; externalização de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); criação de novas empresas; externalização das competências de mercado e estão sendo utilizadas por PMEs.