Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS
O objetivo deste trabalho é contribuir para a construção de Materiais Educacionais Digitais (MEDS) para a Educação a Distância (EAD) articulando as concepções de educação e currículo que permeiam o processo ensino- aprendizagem. Partiu-se da premissa neste estudo, que os MEDS são recursos digitais...
Principais autores: | Oliveira, Antonella Carvalho de, Frasson, Antonio Carlos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2974 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2974 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-29742015-08-03T14:14:31Z Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS Oliveira, Antonella Carvalho de Frasson, Antonio Carlos O objetivo deste trabalho é contribuir para a construção de Materiais Educacionais Digitais (MEDS) para a Educação a Distância (EAD) articulando as concepções de educação e currículo que permeiam o processo ensino- aprendizagem. Partiu-se da premissa neste estudo, que os MEDS são recursos digitais elaborados intencionalmente para favorecer a aprendizagem. Para fins de planejamento da pesquisa, foi levantado o seguinte problema de pesquisa: Como as concepções de educação e currículo presentes no processo ensino- aprendizagem contribui para a construção de MEDS? A conclusão aponta que é alta a importância da utilização da teoria histórico crítica para a construção de MEDS para a EAD. Indica também a viabilidade da utilização destas teorias para a ampliação e qualidade dos materiais, bem como o desvelamento das concepções que por muitas vezes são contraditórias com a prática e podem representar uma barreira para o alcance dos objetivos da educação, seja ela presencial ou não. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2974 10.3895/rbect.v8n2.2974 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2974/2058 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Oliveira, Antonella Carvalho de Frasson, Antonio Carlos |
spellingShingle |
Oliveira, Antonella Carvalho de Frasson, Antonio Carlos Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS |
author_sort |
Oliveira, Antonella Carvalho de |
title |
Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS |
title_short |
Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS |
title_full |
Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS |
title_fullStr |
Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS |
title_full_unstemmed |
Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS |
title_sort |
concepções de educação e currículo em educação (a distância): pressupostos teóricos para a construção de meds |
description |
O objetivo deste trabalho é contribuir para a construção de Materiais Educacionais Digitais (MEDS) para a Educação a Distância (EAD) articulando as concepções de educação e currículo que permeiam o processo ensino- aprendizagem. Partiu-se da premissa neste estudo, que os MEDS são recursos digitais elaborados intencionalmente para favorecer a aprendizagem. Para fins de planejamento da pesquisa, foi levantado o seguinte problema de pesquisa: Como as concepções de educação e currículo presentes no processo ensino- aprendizagem contribui para a construção de MEDS? A conclusão aponta que é alta a importância da utilização da teoria histórico crítica para a construção de MEDS para a EAD. Indica também a viabilidade da utilização destas teorias para a ampliação e qualidade dos materiais, bem como o desvelamento das concepções que por muitas vezes são contraditórias com a prática e podem representar uma barreira para o alcance dos objetivos da educação, seja ela presencial ou não. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2974 |
_version_ |
1805292043148197888 |
score |
10,814766 |