Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS

O objetivo deste trabalho é contribuir para a construção de Materiais Educacionais Digitais (MEDS) para a Educação a Distância (EAD) articulando as concepções de educação e currículo que permeiam o processo ensino- aprendizagem.  Partiu-se da premissa neste estudo, que os MEDS são recursos digitais...

ver descrição completa

Principais autores: Oliveira, Antonella Carvalho de, Frasson, Antonio Carlos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2974
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2974
recordtype ojs
spelling peri-article-29742015-08-03T14:14:31Z Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS Oliveira, Antonella Carvalho de Frasson, Antonio Carlos O objetivo deste trabalho é contribuir para a construção de Materiais Educacionais Digitais (MEDS) para a Educação a Distância (EAD) articulando as concepções de educação e currículo que permeiam o processo ensino- aprendizagem.  Partiu-se da premissa neste estudo, que os MEDS são recursos digitais elaborados intencionalmente para favorecer a aprendizagem. Para fins de planejamento da pesquisa, foi levantado o seguinte problema de pesquisa: Como as concepções de educação e currículo presentes no processo ensino- aprendizagem contribui para a construção de MEDS? A conclusão aponta que é alta a importância da utilização da teoria histórico crítica para a construção de MEDS para a EAD. Indica também a viabilidade da utilização destas teorias para a ampliação e qualidade dos materiais, bem como o desvelamento das concepções que por muitas vezes são contraditórias com a prática e podem representar uma barreira para o alcance dos objetivos da educação, seja ela presencial ou não. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2974 10.3895/rbect.v8n2.2974 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2974/2058 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Oliveira, Antonella Carvalho de
Frasson, Antonio Carlos
spellingShingle Oliveira, Antonella Carvalho de
Frasson, Antonio Carlos
Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS
author_sort Oliveira, Antonella Carvalho de
title Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS
title_short Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS
title_full Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS
title_fullStr Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS
title_full_unstemmed Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS
title_sort concepções de educação e currículo em educação (a distância): pressupostos teóricos para a construção de meds
description O objetivo deste trabalho é contribuir para a construção de Materiais Educacionais Digitais (MEDS) para a Educação a Distância (EAD) articulando as concepções de educação e currículo que permeiam o processo ensino- aprendizagem.  Partiu-se da premissa neste estudo, que os MEDS são recursos digitais elaborados intencionalmente para favorecer a aprendizagem. Para fins de planejamento da pesquisa, foi levantado o seguinte problema de pesquisa: Como as concepções de educação e currículo presentes no processo ensino- aprendizagem contribui para a construção de MEDS? A conclusão aponta que é alta a importância da utilização da teoria histórico crítica para a construção de MEDS para a EAD. Indica também a viabilidade da utilização destas teorias para a ampliação e qualidade dos materiais, bem como o desvelamento das concepções que por muitas vezes são contraditórias com a prática e podem representar uma barreira para o alcance dos objetivos da educação, seja ela presencial ou não.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2974
_version_ 1805292043148197888
score 10,814766