BARBA ENSOPADA DE SANGUE: REALISMO E SUBJETIVIDADE
O presente artigo apresenta um estudo preliminar sobre os romances Barba ensopada de sangue (2012) e Até o dia em que o cão morreu (2007), escritos pelo escritor gaúcho Daniel Galera. Apresenta uma breve comparação entre o realismo oitocentista e o realismo íntimo, baseando-se nos estudos de André B...
Autor principal: | Facchin, Michelle Aranda |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3033 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-3033 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-30332016-03-16T17:54:54Z BARBA ENSOPADA DE SANGUE: REALISMO E SUBJETIVIDADE Facchin, Michelle Aranda O presente artigo apresenta um estudo preliminar sobre os romances Barba ensopada de sangue (2012) e Até o dia em que o cão morreu (2007), escritos pelo escritor gaúcho Daniel Galera. Apresenta uma breve comparação entre o realismo oitocentista e o realismo íntimo, baseando-se nos estudos de André Breton, Erik Schollhammer e Tânia Pellegrini. Concluímos que o realismo na obra de Daniel Galera possui uma relação com as descrições, compondo o que Schollhammer chamou de “realismo íntimo”, um tipo de realismo que se ergue pelo olhar do personagem. As descrições, por sua vez, produzem um tipo de visualidade que intensifica os estados emocionais e estabelece um novo modo de pensar os efeitos descritivos na narrativa. Além de funcionarem como elementos de referência e preenchimento de lacunas na narrativa, as descrições são também importantes para a construção da subjetividade do protagonista e o modo como o mesmo se relaciona com o ambiente, sendo fundamentais para a construção do realismo íntimo nos dois romances analisados. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-03-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3033 10.3895/rl.v17n21.3033 Revista de Letras; v. 17, n. 21 (2015) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v17n21 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3033/2558 http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/3033/293 Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Facchin, Michelle Aranda |
spellingShingle |
Facchin, Michelle Aranda BARBA ENSOPADA DE SANGUE: REALISMO E SUBJETIVIDADE |
author_sort |
Facchin, Michelle Aranda |
title |
BARBA ENSOPADA DE SANGUE: REALISMO E SUBJETIVIDADE |
title_short |
BARBA ENSOPADA DE SANGUE: REALISMO E SUBJETIVIDADE |
title_full |
BARBA ENSOPADA DE SANGUE: REALISMO E SUBJETIVIDADE |
title_fullStr |
BARBA ENSOPADA DE SANGUE: REALISMO E SUBJETIVIDADE |
title_full_unstemmed |
BARBA ENSOPADA DE SANGUE: REALISMO E SUBJETIVIDADE |
title_sort |
barba ensopada de sangue: realismo e subjetividade |
description |
O presente artigo apresenta um estudo preliminar sobre os romances Barba ensopada de sangue (2012) e Até o dia em que o cão morreu (2007), escritos pelo escritor gaúcho Daniel Galera. Apresenta uma breve comparação entre o realismo oitocentista e o realismo íntimo, baseando-se nos estudos de André Breton, Erik Schollhammer e Tânia Pellegrini. Concluímos que o realismo na obra de Daniel Galera possui uma relação com as descrições, compondo o que Schollhammer chamou de “realismo íntimo”, um tipo de realismo que se ergue pelo olhar do personagem. As descrições, por sua vez, produzem um tipo de visualidade que intensifica os estados emocionais e estabelece um novo modo de pensar os efeitos descritivos na narrativa. Além de funcionarem como elementos de referência e preenchimento de lacunas na narrativa, as descrições são também importantes para a construção da subjetividade do protagonista e o modo como o mesmo se relaciona com o ambiente, sendo fundamentais para a construção do realismo íntimo nos dois romances analisados. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3033 |
_version_ |
1805292877039796224 |
score |
10,814766 |