Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba
A análise do Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado da Prefeitura Municipal de Curitiba demonstra a grande preocupação dos agentes públicos com o desenvolvimento de Políticas Públicas no campo da mobilidade urbana, envolvendo, para o que interessa no presente trabalho, o transporte coleti...
Autor principal: | Martins, Andrea Martinesco Coelho |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3090 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-3090 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-30902015-11-26T16:00:03Z Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba Martins, Andrea Martinesco Coelho A análise do Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado da Prefeitura Municipal de Curitiba demonstra a grande preocupação dos agentes públicos com o desenvolvimento de Políticas Públicas no campo da mobilidade urbana, envolvendo, para o que interessa no presente trabalho, o transporte coletivo e o transporte comercial metropolitano. Nesse sentido, foi realizado estudo sobre os novos usos relacionados aos serviços de mobilidade compartilhada desenvolvidos na Europa, em especial na França, para identificação de alternativas viáveis aos problemas de saturação do sistema viário nas áreas urbanas e suburbanas de Curitiba, visando ao transporte urbano sustentável. Serão apresentados dois sistemas alternativos aos descritos no PlanMob Curitiba – covoiturage e autopartage –,introduzidos na Europa desde a década de 1980. Serão estudadas as características de cada sistema e avaliadas as estatísticas francesas. O resultado da pesquisa indicou que, naquele país, pela crescente demanda por alternativas ao uso do petróleo, associada às mudanças climáticas, bem como à saturação das redes de mobilidade, há um esforço multidisciplinar na formação e adoção de novos sistemas de mobilidade eco-sustentáveis, que passa pelo desenvolvimento do veículo elétrico, também chamado de carro verde (com emissão “zero” de carbono), a delegação da condução e a conectividade, que vão além do proposto nesse trabalho. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-12-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3090 10.3895/rbpd.v2n1.3090 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 2, n. 1 (2013); 111-120 2317-2363 10.3895/rbpd.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3090/2108 Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Martins, Andrea Martinesco Coelho |
spellingShingle |
Martins, Andrea Martinesco Coelho Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba |
author_sort |
Martins, Andrea Martinesco Coelho |
title |
Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba |
title_short |
Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba |
title_full |
Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba |
title_fullStr |
Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba |
title_full_unstemmed |
Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba |
title_sort |
questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de curitiba |
description |
A análise do Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado da Prefeitura Municipal de Curitiba demonstra a grande preocupação dos agentes públicos com o desenvolvimento de Políticas Públicas no campo da mobilidade urbana, envolvendo, para o que interessa no presente trabalho, o transporte coletivo e o transporte comercial metropolitano. Nesse sentido, foi realizado estudo sobre os novos usos relacionados aos serviços de mobilidade compartilhada desenvolvidos na Europa, em especial na França, para identificação de alternativas viáveis aos problemas de saturação do sistema viário nas áreas urbanas e suburbanas de Curitiba, visando ao transporte urbano sustentável. Serão apresentados dois sistemas alternativos aos descritos no PlanMob Curitiba – covoiturage e autopartage –,introduzidos na Europa desde a década de 1980. Serão estudadas as características de cada sistema e avaliadas as estatísticas francesas. O resultado da pesquisa indicou que, naquele país, pela crescente demanda por alternativas ao uso do petróleo, associada às mudanças climáticas, bem como à saturação das redes de mobilidade, há um esforço multidisciplinar na formação e adoção de novos sistemas de mobilidade eco-sustentáveis, que passa pelo desenvolvimento do veículo elétrico, também chamado de carro verde (com emissão “zero” de carbono), a delegação da condução e a conectividade, que vão além do proposto nesse trabalho. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2013 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3090 |
_version_ |
1805293762501410816 |
score |
10,814766 |