Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba

A análise do Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado da Prefeitura Municipal de Curitiba demonstra a grande preocupação dos agentes públicos com o desenvolvimento de Políticas Públicas no campo da mobilidade urbana, envolvendo, para o que interessa no presente trabalho, o transporte coleti...

ver descrição completa

Autor principal: Martins, Andrea Martinesco Coelho
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3090
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-3090
recordtype ojs
spelling peri-article-30902015-11-26T16:00:03Z Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba Martins, Andrea Martinesco Coelho A análise do Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado da Prefeitura Municipal de Curitiba demonstra a grande preocupação dos agentes públicos com o desenvolvimento de Políticas Públicas no campo da mobilidade urbana, envolvendo, para o que interessa no presente trabalho, o transporte coletivo  e  o transporte comercial  metropolitano.  Nesse sentido, foi  realizado  estudo  sobre  os novos usos relacionados aos serviços de mobilidade compartilhada desenvolvidos na Europa, em especial na França,  para  identificação  de  alternativas  viáveis  aos  problemas  de  saturação  do  sistema  viário  nas áreas urbanas e suburbanas de Curitiba, visando ao transporte urbano sustentável. Serão apresentados dois  sistemas  alternativos  aos  descritos  no  PlanMob  Curitiba  –  covoiturage  e  autopartage  –,introduzidos na Europa desde a década de 1980. Serão estudadas as características de cada sistema e avaliadas as estatísticas francesas. O resultado da pesquisa  indicou que, naquele país, pela crescente demanda por alternativas ao uso do petróleo, associada às mudanças climáticas, bem como à saturação das redes de mobilidade, há um esforço multidisciplinar na formação e adoção de novos sistemas de mobilidade eco-sustentáveis, que passa pelo desenvolvimento do veículo elétrico, também chamado de carro verde (com emissão “zero” de carbono), a delegação da condução e a conectividade, que vão além do proposto nesse trabalho.   Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-12-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3090 10.3895/rbpd.v2n1.3090 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 2, n. 1 (2013); 111-120 2317-2363 10.3895/rbpd.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3090/2108 Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Martins, Andrea Martinesco Coelho
spellingShingle Martins, Andrea Martinesco Coelho
Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba
author_sort Martins, Andrea Martinesco Coelho
title Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba
title_short Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba
title_full Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba
title_fullStr Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba
title_full_unstemmed Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba
title_sort questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de curitiba
description A análise do Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado da Prefeitura Municipal de Curitiba demonstra a grande preocupação dos agentes públicos com o desenvolvimento de Políticas Públicas no campo da mobilidade urbana, envolvendo, para o que interessa no presente trabalho, o transporte coletivo  e  o transporte comercial  metropolitano.  Nesse sentido, foi  realizado  estudo  sobre  os novos usos relacionados aos serviços de mobilidade compartilhada desenvolvidos na Europa, em especial na França,  para  identificação  de  alternativas  viáveis  aos  problemas  de  saturação  do  sistema  viário  nas áreas urbanas e suburbanas de Curitiba, visando ao transporte urbano sustentável. Serão apresentados dois  sistemas  alternativos  aos  descritos  no  PlanMob  Curitiba  –  covoiturage  e  autopartage  –,introduzidos na Europa desde a década de 1980. Serão estudadas as características de cada sistema e avaliadas as estatísticas francesas. O resultado da pesquisa  indicou que, naquele país, pela crescente demanda por alternativas ao uso do petróleo, associada às mudanças climáticas, bem como à saturação das redes de mobilidade, há um esforço multidisciplinar na formação e adoção de novos sistemas de mobilidade eco-sustentáveis, que passa pelo desenvolvimento do veículo elétrico, também chamado de carro verde (com emissão “zero” de carbono), a delegação da condução e a conectividade, que vão além do proposto nesse trabalho.  
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3090
_version_ 1805293762501410816
score 10,814766