O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens

O ser humano vem ao longo de sua existência desenvolvendo sua capacidade de transformar coisas utilizando-se da criatividade ao interagir com as mais diversas formas de composição. Nesse sentido, a indústria tecnológica vem se apropriando dos conceitos geométricos para criar...

ver descrição completa

Principais autores: Schirlo, Ana Cristina, Rutz da Silva, Sani de Carvalho
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-311
recordtype ojs
spelling peri-article-3112022-09-29T18:40:34Z O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens Schirlo, Ana Cristina Rutz da Silva, Sani de Carvalho O ser humano vem ao longo de sua existência desenvolvendo sua capacidade de transformar coisas utilizando-se da criatividade ao interagir com as mais diversas formas de composição. Nesse sentido, a indústria tecnológica vem se apropriando dos conceitos geométricos para criar e desenvolver novos produtos, inovando no ramo das embalagens e, assim, satisfazer as necessidades do mercado. Com o intuito de proporcionar a produção de conhecimento envolvendo conceitos geométricos,os alunos de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública, da cidade de Ponta Grossa, Paraná, realizaram atividades de cunho exploratório a partir da tendência através da resolução de problemas. As atividades foram pensadas e implementadas à luz do modelo de van Hiele. Espera-se que, a partir desse trabalho os alunos venham a apresentar mais facilidade para perceber as semelhanças e diferenças geométricas, uma vez que passam a integrar-se ao mundo das formas, a fazerem novas descobertas conceituais Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-03-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311 10.3895/S1982-873X2009000100004 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311/277 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Schirlo, Ana Cristina
Rutz da Silva, Sani de Carvalho
spellingShingle Schirlo, Ana Cristina
Rutz da Silva, Sani de Carvalho
O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
author_sort Schirlo, Ana Cristina
title O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
title_short O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
title_full O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
title_fullStr O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
title_full_unstemmed O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
title_sort o ensino da geometria auxiliando a fabricação de embalagens
description O ser humano vem ao longo de sua existência desenvolvendo sua capacidade de transformar coisas utilizando-se da criatividade ao interagir com as mais diversas formas de composição. Nesse sentido, a indústria tecnológica vem se apropriando dos conceitos geométricos para criar e desenvolver novos produtos, inovando no ramo das embalagens e, assim, satisfazer as necessidades do mercado. Com o intuito de proporcionar a produção de conhecimento envolvendo conceitos geométricos,os alunos de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública, da cidade de Ponta Grossa, Paraná, realizaram atividades de cunho exploratório a partir da tendência através da resolução de problemas. As atividades foram pensadas e implementadas à luz do modelo de van Hiele. Espera-se que, a partir desse trabalho os alunos venham a apresentar mais facilidade para perceber as semelhanças e diferenças geométricas, uma vez que passam a integrar-se ao mundo das formas, a fazerem novas descobertas conceituais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2009
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311
_version_ 1805448988985393152
score 10,814766