O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
O ser humano vem ao longo de sua existência desenvolvendo sua capacidade de transformar coisas utilizando-se da criatividade ao interagir com as mais diversas formas de composição. Nesse sentido, a indústria tecnológica vem se apropriando dos conceitos geométricos para criar...
Principais autores: | Schirlo, Ana Cristina, Rutz da Silva, Sani de Carvalho |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-311 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-3112022-09-29T18:40:34Z O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens Schirlo, Ana Cristina Rutz da Silva, Sani de Carvalho O ser humano vem ao longo de sua existência desenvolvendo sua capacidade de transformar coisas utilizando-se da criatividade ao interagir com as mais diversas formas de composição. Nesse sentido, a indústria tecnológica vem se apropriando dos conceitos geométricos para criar e desenvolver novos produtos, inovando no ramo das embalagens e, assim, satisfazer as necessidades do mercado. Com o intuito de proporcionar a produção de conhecimento envolvendo conceitos geométricos,os alunos de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública, da cidade de Ponta Grossa, Paraná, realizaram atividades de cunho exploratório a partir da tendência através da resolução de problemas. As atividades foram pensadas e implementadas à luz do modelo de van Hiele. Espera-se que, a partir desse trabalho os alunos venham a apresentar mais facilidade para perceber as semelhanças e diferenças geométricas, uma vez que passam a integrar-se ao mundo das formas, a fazerem novas descobertas conceituais Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-03-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311 10.3895/S1982-873X2009000100004 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311/277 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Schirlo, Ana Cristina Rutz da Silva, Sani de Carvalho |
spellingShingle |
Schirlo, Ana Cristina Rutz da Silva, Sani de Carvalho O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens |
author_sort |
Schirlo, Ana Cristina |
title |
O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de
embalagens |
title_short |
O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de
embalagens |
title_full |
O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de
embalagens |
title_fullStr |
O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de
embalagens |
title_full_unstemmed |
O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de
embalagens |
title_sort |
o ensino da geometria auxiliando a fabricação de
embalagens |
description |
O ser humano vem ao longo de sua existência
desenvolvendo sua capacidade de transformar coisas utilizando-se da
criatividade ao interagir com as mais diversas formas de composição.
Nesse sentido, a indústria tecnológica vem se apropriando dos conceitos
geométricos para criar e desenvolver novos produtos, inovando no ramo
das embalagens e, assim, satisfazer as necessidades do mercado. Com o
intuito de proporcionar a produção de conhecimento envolvendo conceitos
geométricos,os alunos de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola
pública, da cidade de Ponta Grossa, Paraná, realizaram atividades de
cunho exploratório a partir da tendência através da resolução de
problemas. As atividades foram pensadas e implementadas à luz do modelo
de van Hiele. Espera-se que, a partir desse trabalho os alunos venham a
apresentar mais facilidade para perceber as semelhanças e diferenças
geométricas, uma vez que passam a integrar-se ao mundo das formas, a
fazerem novas descobertas conceituais |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2009 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311 |
_version_ |
1805448988985393152 |
score |
10,814766 |