ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO PARA MELHORIA DA QUALIDADE NO SUPRIMENTO DE ITENS DE CONSUMO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

O objeto de estudo deste artigo foi uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, que apresenta uma gestão de suprimentos baseada na obtenção do melhor resultado em termos de preço e qualidade, conforme definição da lei brasileira. Segundo a legislação brasileira, o principal parametro na seleçã...

ver descrição completa

Principais autores: de Sousa Silva, Karoline Santiago, Nascimento Santana, Armando Vítor, de Oliveira Cardoso Neto, Alberto, de Lucena Nunes, Denilson Ricardo, Silva Melo, André Cristiano
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3179
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-3179
recordtype ojs
spelling peri-article-31792016-03-31T19:51:58Z ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO PARA MELHORIA DA QUALIDADE NO SUPRIMENTO DE ITENS DE CONSUMO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR de Sousa Silva, Karoline Santiago Nascimento Santana, Armando Vítor de Oliveira Cardoso Neto, Alberto de Lucena Nunes, Denilson Ricardo Silva Melo, André Cristiano G Produção O objeto de estudo deste artigo foi uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, que apresenta uma gestão de suprimentos baseada na obtenção do melhor resultado em termos de preço e qualidade, conforme definição da lei brasileira. Segundo a legislação brasileira, o principal parametro na seleção de fornecedores para o setor público é o preço, entretanto, os conceitos de qualidade e nível de serviço vão muito além desse aspecto. Os Acordos de Nível de Serviço (ANS), que permitem exigir dos fornecedores outros aspectos que garantam a qualidade no fornecimento de bens ou serviços. A definição desses aspectos depende do tipo de bens ou serviço prrestado. Dessa forma, este artigo teve a finalidade de propôr parâmetros para um ANS afim de melhorar a qualidade no ressuprimento de materiais de consumo de uma IES pública, bem como fornecer elementos para o monitoramento da eficiência de seus fornecedores. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica e entrevistas não estruturadas com pessosas importantes no processo de suprimento da instituição estudada. Como resultado foram propostos indicadores de desempenho relacionados com cada problema típico de suprimento encontrado na IES, além disso foram propostas ações de gestão relacionadas as diferentes faixas de desempenho que os fornecedores podem apresentar. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade do Estado do Pará 2016-03-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3179 10.3895/gi.v12n1.3179 Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 1 (2016) 1808-0448 10.3895/gi.v12n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3179/2573 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author de Sousa Silva, Karoline Santiago
Nascimento Santana, Armando Vítor
de Oliveira Cardoso Neto, Alberto
de Lucena Nunes, Denilson Ricardo
Silva Melo, André Cristiano
spellingShingle de Sousa Silva, Karoline Santiago
Nascimento Santana, Armando Vítor
de Oliveira Cardoso Neto, Alberto
de Lucena Nunes, Denilson Ricardo
Silva Melo, André Cristiano
ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO PARA MELHORIA DA QUALIDADE NO SUPRIMENTO DE ITENS DE CONSUMO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR
author_sort de Sousa Silva, Karoline Santiago
title ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO PARA MELHORIA DA QUALIDADE NO SUPRIMENTO DE ITENS DE CONSUMO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR
title_short ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO PARA MELHORIA DA QUALIDADE NO SUPRIMENTO DE ITENS DE CONSUMO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR
title_full ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO PARA MELHORIA DA QUALIDADE NO SUPRIMENTO DE ITENS DE CONSUMO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO PARA MELHORIA DA QUALIDADE NO SUPRIMENTO DE ITENS DE CONSUMO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO PARA MELHORIA DA QUALIDADE NO SUPRIMENTO DE ITENS DE CONSUMO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR
title_sort acordo de nÍvel de serviÇo para melhoria da qualidade no suprimento de itens de consumo em uma instituiÇÃo pÚblica de ensino superior
description O objeto de estudo deste artigo foi uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, que apresenta uma gestão de suprimentos baseada na obtenção do melhor resultado em termos de preço e qualidade, conforme definição da lei brasileira. Segundo a legislação brasileira, o principal parametro na seleção de fornecedores para o setor público é o preço, entretanto, os conceitos de qualidade e nível de serviço vão muito além desse aspecto. Os Acordos de Nível de Serviço (ANS), que permitem exigir dos fornecedores outros aspectos que garantam a qualidade no fornecimento de bens ou serviços. A definição desses aspectos depende do tipo de bens ou serviço prrestado. Dessa forma, este artigo teve a finalidade de propôr parâmetros para um ANS afim de melhorar a qualidade no ressuprimento de materiais de consumo de uma IES pública, bem como fornecer elementos para o monitoramento da eficiência de seus fornecedores. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica e entrevistas não estruturadas com pessosas importantes no processo de suprimento da instituição estudada. Como resultado foram propostos indicadores de desempenho relacionados com cada problema típico de suprimento encontrado na IES, além disso foram propostas ações de gestão relacionadas as diferentes faixas de desempenho que os fornecedores podem apresentar.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3179
_version_ 1805291261339369472
score 10,814766