DIAGNÓSTICO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO MECANISMO PARA CRIAÇÃO DE VALOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SEBRAE-PB
A complexidade e a incerteza do atual ambiente de negócios têm exigido das organizações a adoção de instrumentos capazes de gerar vantagem competitiva de forma sustentável. Um desses instrumentos envolve a utilização das práticas de gestão do conhecimento, a partir das práticas de disseminação e com...
Principais autores: | Costa, Ivani, Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa de, Cândido, Gesinaldo Ataíde |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/346 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A complexidade e a incerteza do atual ambiente de negócios têm exigido das organizações a adoção de instrumentos capazes de gerar vantagem competitiva de forma sustentável. Um desses instrumentos envolve a utilização das práticas de gestão do conhecimento, a partir das práticas de disseminação e compartilhamento da informação e do conhecimento. Para sua viabilização e entendimento, diversos estudos foram realizados e resultaram em modelos e metodologias específicas para sua viabilização. Dentre a diversidade de tais modelos e metodologias existentes, destaca-se o proposto por Bukowitz e Williams (2002), o qual se refere a um modelo denominado de Diagnóstico de Gestão do Conhecimento (DGC), o qual permite realizar uma análise da informação e do conhecimento em nível tático e estratégico em organizações. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é realizar um diagnóstico de gestão do conhecimento no SEBRAE-PB a partir da aplicação do referido modelo. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva e foi conduzida sob a forma de um estudo de caso. Os resultados apontam que a organização apresenta disparidade entre os níveis tático e estratégico no que tange a informação e o conhecimento como recursos que criam valor para a organização. |
---|