DIAGNÓSTICO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO MECANISMO PARA CRIAÇÃO DE VALOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SEBRAE-PB

A complexidade e a incerteza do atual ambiente de negócios têm exigido das organizações a adoção de instrumentos capazes de gerar vantagem competitiva de forma sustentável. Um desses instrumentos envolve a utilização das práticas de gestão do conhecimento, a partir das práticas de disseminação e com...

ver descrição completa

Principais autores: Costa, Ivani, Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa de, Cândido, Gesinaldo Ataíde
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/346
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A complexidade e a incerteza do atual ambiente de negócios têm exigido das organizações a adoção de instrumentos capazes de gerar vantagem competitiva de forma sustentável. Um desses instrumentos envolve a utilização das práticas de gestão do conhecimento, a partir das práticas de disseminação e compartilhamento da informação e do conhecimento. Para sua viabilização e entendimento, diversos estudos foram realizados e resultaram em modelos e metodologias específicas para sua viabilização. Dentre a diversidade de tais modelos e metodologias existentes, destaca-se o proposto por Bukowitz e Williams (2002), o qual se refere a um modelo denominado de Diagnóstico de Gestão do Conhecimento (DGC), o qual permite realizar uma análise da informação e do conhecimento em nível tático e estratégico em organizações. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é realizar um diagnóstico de gestão do conhecimento no SEBRAE-PB a partir da aplicação do referido modelo. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva e foi conduzida sob a forma de um estudo de caso. Os resultados apontam que a organização apresenta disparidade entre os níveis tático e estratégico no que tange a informação e o conhecimento como recursos que criam valor para a organização.