Desenvolvimento econômico territorial e as macrodecisões: caso da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios de Tapes e Coronel Barros (RS)

A implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei nº 123/2006) é vista como uma importante ferramenta propulsora de desenvolvimento, pois desperta a vontade das empresas de sair da informalidade e ingressar no campo formal para poder participar ativamente dos processos de compras nas lici...

ver descrição completa

Principais autores: Burkhard, Daniela, Vidal, Roger Pierre, Moraes, Jorge
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3573
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-3573
recordtype ojs
spelling peri-article-35732017-04-17T18:30:26Z Desenvolvimento econômico territorial e as macrodecisões: caso da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios de Tapes e Coronel Barros (RS) Burkhard, Daniela Vidal, Roger Pierre Moraes, Jorge A implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei nº 123/2006) é vista como uma importante ferramenta propulsora de desenvolvimento, pois desperta a vontade das empresas de sair da informalidade e ingressar no campo formal para poder participar ativamente dos processos de compras nas licitações públicas, processos estes antes vistos como oportunidade somente para grandes empresas. Nesse contexto, a Lei Geral é analisada como ferramenta de desenvolvimento regional e objeto de estudo deste trabalho. Para a realização do artigo utilizou-se pesquisa bibliográfica associada à investigação com foco teórico na pressão que a globalização gerou nos territórios, onde alguns perderam e outros ganharam, conforme Heidrich (2001). Cada vez mais as macrodecisões geram impactos nas regiões, como afirma Brandão (2004). A pesquisa evidenciou como resultado uma mudança considerável nos municípios de Tapes e Coronel Barros, quanto à distribuição de renda e à desburocratização na abertura de empresas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-11-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3573 10.3895/rbpd.v3n1.3573 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 3, n. 1 (2014); 56-70 2317-2363 10.3895/rbpd.v3n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3573/3588 Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Burkhard, Daniela
Vidal, Roger Pierre
Moraes, Jorge
spellingShingle Burkhard, Daniela
Vidal, Roger Pierre
Moraes, Jorge
Desenvolvimento econômico territorial e as macrodecisões: caso da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios de Tapes e Coronel Barros (RS)
author_sort Burkhard, Daniela
title Desenvolvimento econômico territorial e as macrodecisões: caso da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios de Tapes e Coronel Barros (RS)
title_short Desenvolvimento econômico territorial e as macrodecisões: caso da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios de Tapes e Coronel Barros (RS)
title_full Desenvolvimento econômico territorial e as macrodecisões: caso da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios de Tapes e Coronel Barros (RS)
title_fullStr Desenvolvimento econômico territorial e as macrodecisões: caso da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios de Tapes e Coronel Barros (RS)
title_full_unstemmed Desenvolvimento econômico territorial e as macrodecisões: caso da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios de Tapes e Coronel Barros (RS)
title_sort desenvolvimento econômico territorial e as macrodecisões: caso da lei geral da micro e pequena empresa nos municípios de tapes e coronel barros (rs)
description A implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei nº 123/2006) é vista como uma importante ferramenta propulsora de desenvolvimento, pois desperta a vontade das empresas de sair da informalidade e ingressar no campo formal para poder participar ativamente dos processos de compras nas licitações públicas, processos estes antes vistos como oportunidade somente para grandes empresas. Nesse contexto, a Lei Geral é analisada como ferramenta de desenvolvimento regional e objeto de estudo deste trabalho. Para a realização do artigo utilizou-se pesquisa bibliográfica associada à investigação com foco teórico na pressão que a globalização gerou nos territórios, onde alguns perderam e outros ganharam, conforme Heidrich (2001). Cada vez mais as macrodecisões geram impactos nas regiões, como afirma Brandão (2004). A pesquisa evidenciou como resultado uma mudança considerável nos municípios de Tapes e Coronel Barros, quanto à distribuição de renda e à desburocratização na abertura de empresas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3573
_version_ 1805294081931214848
score 10,814766