Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários
Objetiva analisar as organizações praxeológica computação e praxeológica didática de um livro de ciência da computação à nível de ensino fundamental referente ao estudo de números binários. Recorre à Teoria Antropológico do Didático (TAD) de Yves Chevallard como referencial teórico e mais especifica...
Autor principal: | Mendes, Herman do Lago |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3657 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-3657 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-36572017-03-06T18:39:23Z Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários Mendes, Herman do Lago Objetiva analisar as organizações praxeológica computação e praxeológica didática de um livro de ciência da computação à nível de ensino fundamental referente ao estudo de números binários. Recorre à Teoria Antropológico do Didático (TAD) de Yves Chevallard como referencial teórico e mais especificamente, um de seus conceitos, praxeologia, como ferramenta metodológica de pesquisa. A partir da definição de problemas de pesquisa, tipos de tarefas referentes ao estudo de números binários estão claramente expostos e bem identificados? As técnicas são exemplificadas, justificadas, teorizadas e relacionadas com essas tarefas? Conclui que a abordagem dos números binários caracteriza-se como sendo uma praxeologia regional. Identifica 20 tipos de tarefas, 7 técnicas, 5 tecnologias e 1 princípio de uma teoria (teoria da informação e comunicação de Shannon). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3657 10.3895/rbect.v9n3.3657 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3657/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Mendes, Herman do Lago |
spellingShingle |
Mendes, Herman do Lago Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários |
author_sort |
Mendes, Herman do Lago |
title |
Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários |
title_short |
Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários |
title_full |
Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários |
title_fullStr |
Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários |
title_full_unstemmed |
Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários |
title_sort |
análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários |
description |
Objetiva analisar as organizações praxeológica computação e praxeológica didática de um livro de ciência da computação à nível de ensino fundamental referente ao estudo de números binários. Recorre à Teoria Antropológico do Didático (TAD) de Yves Chevallard como referencial teórico e mais especificamente, um de seus conceitos, praxeologia, como ferramenta metodológica de pesquisa. A partir da definição de problemas de pesquisa, tipos de tarefas referentes ao estudo de números binários estão claramente expostos e bem identificados? As técnicas são exemplificadas, justificadas, teorizadas e relacionadas com essas tarefas? Conclui que a abordagem dos números binários caracteriza-se como sendo uma praxeologia regional. Identifica 20 tipos de tarefas, 7 técnicas, 5 tecnologias e 1 princípio de uma teoria (teoria da informação e comunicação de Shannon). |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3657 |
_version_ |
1805291897104629760 |
score |
10,814766 |