Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários

Objetiva analisar as organizações praxeológica computação e praxeológica didática de um livro de ciência da computação à nível de ensino fundamental referente ao estudo de números binários. Recorre à Teoria Antropológico do Didático (TAD) de Yves Chevallard como referencial teórico e mais especifica...

ver descrição completa

Autor principal: Mendes, Herman do Lago
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3657
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-3657
recordtype ojs
spelling peri-article-36572017-03-06T18:39:23Z Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários Mendes, Herman do Lago Objetiva analisar as organizações praxeológica computação e praxeológica didática de um livro de ciência da computação à nível de ensino fundamental referente ao estudo de números binários. Recorre à Teoria Antropológico do Didático (TAD) de Yves Chevallard como referencial teórico e mais especificamente, um de seus conceitos, praxeologia, como ferramenta metodológica de pesquisa. A partir da definição de problemas de pesquisa, tipos de tarefas referentes ao estudo de números binários estão claramente expostos e bem identificados? As técnicas são exemplificadas, justificadas, teorizadas e relacionadas com essas tarefas? Conclui que a abordagem dos números binários caracteriza-se como sendo uma praxeologia regional. Identifica 20 tipos de tarefas, 7 técnicas, 5 tecnologias e 1 princípio de uma teoria (teoria da informação e comunicação de Shannon). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3657 10.3895/rbect.v9n3.3657 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3657/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Mendes, Herman do Lago
spellingShingle Mendes, Herman do Lago
Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários
author_sort Mendes, Herman do Lago
title Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários
title_short Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários
title_full Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários
title_fullStr Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários
title_full_unstemmed Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários
title_sort análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários
description Objetiva analisar as organizações praxeológica computação e praxeológica didática de um livro de ciência da computação à nível de ensino fundamental referente ao estudo de números binários. Recorre à Teoria Antropológico do Didático (TAD) de Yves Chevallard como referencial teórico e mais especificamente, um de seus conceitos, praxeologia, como ferramenta metodológica de pesquisa. A partir da definição de problemas de pesquisa, tipos de tarefas referentes ao estudo de números binários estão claramente expostos e bem identificados? As técnicas são exemplificadas, justificadas, teorizadas e relacionadas com essas tarefas? Conclui que a abordagem dos números binários caracteriza-se como sendo uma praxeologia regional. Identifica 20 tipos de tarefas, 7 técnicas, 5 tecnologias e 1 princípio de uma teoria (teoria da informação e comunicação de Shannon).
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3657
_version_ 1805291897104629760
score 10,814766