Fundamentos da ciência das redes presentes nas redes sociais virtuais como instrumento de ensino de biologia

A rede é um conjunto de nós interligados por diversos links. Este padrão está presente em diversas situações como: na malha viária, no estabelecimento de novas relações sociais e na própria Internet. A Ciência das Redes pressupõe que todas as redes obedecem aos mesmos princípios de organização, vist...

ver descrição completa

Principais autores: Draeger, Deysielle Inês, Yonezawa, Wilson Massashiro, Pegoraro, Rene
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3662
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-3662
recordtype ojs
spelling peri-article-36622017-03-06T18:39:23Z Fundamentos da ciência das redes presentes nas redes sociais virtuais como instrumento de ensino de biologia Draeger, Deysielle Inês Yonezawa, Wilson Massashiro Pegoraro, Rene A rede é um conjunto de nós interligados por diversos links. Este padrão está presente em diversas situações como: na malha viária, no estabelecimento de novas relações sociais e na própria Internet. A Ciência das Redes pressupõe que todas as redes obedecem aos mesmos princípios de organização, visto que há sempre um “nó” com potencial de atrair conexões e se transformar em disseminador de tendências. Considerando a adoção dos softwares de rede social pelos jovens e a necessidade da escola ressignificar as formas de transpor conteúdo de modo que acompanhe o desenvolvimento tecnológico, esse estudo analisou determinados padrões da Ciência de Redes em um grupo de discussão virtual, formados por alunos de uma escola pública, cujo tema era a manipulação do DNA. A pesquisa apresenta caráter misto (qualitativa-quantitativa), pois os dados foram colhidos por meio de interações diretas na rede social e entrevista com os alunos. Um dos resultados dessa análise foi a construção do indicador de participação individual (Indpi). Esta métrica ajuda na identificação de possíveis Hub no grupo. Concluímos que vários aspectos da Ciência de Redes estão presentes nos grupos de discussão virtual e que isso oferece uma nova dinâmica de ensino e construção coletiva do conhecimento entre alunos e professor. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3662 10.3895/rbect.v9n3.3662 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3662/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Draeger, Deysielle Inês
Yonezawa, Wilson Massashiro
Pegoraro, Rene
spellingShingle Draeger, Deysielle Inês
Yonezawa, Wilson Massashiro
Pegoraro, Rene
Fundamentos da ciência das redes presentes nas redes sociais virtuais como instrumento de ensino de biologia
author_sort Draeger, Deysielle Inês
title Fundamentos da ciência das redes presentes nas redes sociais virtuais como instrumento de ensino de biologia
title_short Fundamentos da ciência das redes presentes nas redes sociais virtuais como instrumento de ensino de biologia
title_full Fundamentos da ciência das redes presentes nas redes sociais virtuais como instrumento de ensino de biologia
title_fullStr Fundamentos da ciência das redes presentes nas redes sociais virtuais como instrumento de ensino de biologia
title_full_unstemmed Fundamentos da ciência das redes presentes nas redes sociais virtuais como instrumento de ensino de biologia
title_sort fundamentos da ciência das redes presentes nas redes sociais virtuais como instrumento de ensino de biologia
description A rede é um conjunto de nós interligados por diversos links. Este padrão está presente em diversas situações como: na malha viária, no estabelecimento de novas relações sociais e na própria Internet. A Ciência das Redes pressupõe que todas as redes obedecem aos mesmos princípios de organização, visto que há sempre um “nó” com potencial de atrair conexões e se transformar em disseminador de tendências. Considerando a adoção dos softwares de rede social pelos jovens e a necessidade da escola ressignificar as formas de transpor conteúdo de modo que acompanhe o desenvolvimento tecnológico, esse estudo analisou determinados padrões da Ciência de Redes em um grupo de discussão virtual, formados por alunos de uma escola pública, cujo tema era a manipulação do DNA. A pesquisa apresenta caráter misto (qualitativa-quantitativa), pois os dados foram colhidos por meio de interações diretas na rede social e entrevista com os alunos. Um dos resultados dessa análise foi a construção do indicador de participação individual (Indpi). Esta métrica ajuda na identificação de possíveis Hub no grupo. Concluímos que vários aspectos da Ciência de Redes estão presentes nos grupos de discussão virtual e que isso oferece uma nova dinâmica de ensino e construção coletiva do conhecimento entre alunos e professor.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3662
_version_ 1805291817874227200
score 10,814766