Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve um caráter de revisão sistemática de produções científicas sobre Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, publicadas no Brasil no período 2004-2015. No levantamento realizado, em meio eletrônico, foram localizados 68...
Principais autores: | Silva, Giane Correia, Teixeira Brandalise, Mary Angela |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3685 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-3685 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-36852016-09-01T12:45:34Z Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015 Silva, Giane Correia Teixeira Brandalise, Mary Angela Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve um caráter de revisão sistemática de produções científicas sobre Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, publicadas no Brasil no período 2004-2015. No levantamento realizado, em meio eletrônico, foram localizados 68 trabalhos, os quais foram organizadas conforme a natureza, o ano de publicação, a instituição de origem, o título e a autoria. Na sequência foram agrupados conforme a similaridade dos temas de pesquisa, procedimento que originou cinco categorias: atuação e prática do professor de matemática, ensino de Estatística, ensino de Matemática, formação de professores de Matemática e currículo de Matemática. A organização de todos os resumos em único corpus textual e a análise de conteúdo no software IRAMUTEQ, possibilitou as análises lexicográficas e de similitude, evidenciando a concentração das pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de matemática na EJA, com poucas produções sobre currículo e ensino de estatística.Palavras-chave: matemática, educação de jovens e adultos - EJA, revisão sistemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3685 10.3895/rbect.v9n1.3685 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3685/2964 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silva, Giane Correia Teixeira Brandalise, Mary Angela |
spellingShingle |
Silva, Giane Correia Teixeira Brandalise, Mary Angela Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015 |
author_sort |
Silva, Giane Correia |
title |
Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015 |
title_short |
Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015 |
title_full |
Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015 |
title_fullStr |
Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015 |
title_full_unstemmed |
Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015 |
title_sort |
matemática na educação de jovens e adultos: análise da produção científica do período 2004-2015 |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve um caráter de revisão sistemática de produções científicas sobre Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, publicadas no Brasil no período 2004-2015. No levantamento realizado, em meio eletrônico, foram localizados 68 trabalhos, os quais foram organizadas conforme a natureza, o ano de publicação, a instituição de origem, o título e a autoria. Na sequência foram agrupados conforme a similaridade dos temas de pesquisa, procedimento que originou cinco categorias: atuação e prática do professor de matemática, ensino de Estatística, ensino de Matemática, formação de professores de Matemática e currículo de Matemática. A organização de todos os resumos em único corpus textual e a análise de conteúdo no software IRAMUTEQ, possibilitou as análises lexicográficas e de similitude, evidenciando a concentração das pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de matemática na EJA, com poucas produções sobre currículo e ensino de estatística.Palavras-chave: matemática, educação de jovens e adultos - EJA, revisão sistemática. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3685 |
_version_ |
1805291897700220928 |
score |
10,814766 |