Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve um caráter de revisão sistemática de produções científicas sobre Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, publicadas no Brasil no período 2004-2015. No levantamento realizado, em meio eletrônico, foram localizados 68...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Giane Correia, Teixeira Brandalise, Mary Angela
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3685
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-3685
recordtype ojs
spelling peri-article-36852016-09-01T12:45:34Z Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015 Silva, Giane Correia Teixeira Brandalise, Mary Angela Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve um caráter de revisão sistemática de produções científicas sobre Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, publicadas no Brasil no período 2004-2015. No levantamento realizado, em meio eletrônico, foram localizados 68 trabalhos, os quais foram organizadas conforme a natureza, o ano de publicação, a instituição de origem, o título e a autoria. Na sequência foram agrupados conforme a similaridade dos temas de pesquisa, procedimento que originou cinco categorias: atuação e prática do professor de matemática, ensino de Estatística, ensino de Matemática, formação de professores de Matemática e currículo de Matemática. A organização de todos os resumos em único corpus textual e a análise de conteúdo no software IRAMUTEQ, possibilitou as análises lexicográficas e de similitude, evidenciando a concentração das pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de matemática na EJA, com poucas produções sobre currículo e ensino de estatística.Palavras-chave: matemática, educação de jovens e adultos - EJA, revisão sistemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3685 10.3895/rbect.v9n1.3685 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3685/2964 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silva, Giane Correia
Teixeira Brandalise, Mary Angela
spellingShingle Silva, Giane Correia
Teixeira Brandalise, Mary Angela
Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015
author_sort Silva, Giane Correia
title Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015
title_short Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015
title_full Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015
title_fullStr Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015
title_full_unstemmed Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015
title_sort matemática na educação de jovens e adultos: análise da produção científica do período 2004-2015
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve um caráter de revisão sistemática de produções científicas sobre Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, publicadas no Brasil no período 2004-2015. No levantamento realizado, em meio eletrônico, foram localizados 68 trabalhos, os quais foram organizadas conforme a natureza, o ano de publicação, a instituição de origem, o título e a autoria. Na sequência foram agrupados conforme a similaridade dos temas de pesquisa, procedimento que originou cinco categorias: atuação e prática do professor de matemática, ensino de Estatística, ensino de Matemática, formação de professores de Matemática e currículo de Matemática. A organização de todos os resumos em único corpus textual e a análise de conteúdo no software IRAMUTEQ, possibilitou as análises lexicográficas e de similitude, evidenciando a concentração das pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de matemática na EJA, com poucas produções sobre currículo e ensino de estatística.Palavras-chave: matemática, educação de jovens e adultos - EJA, revisão sistemática.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3685
_version_ 1805291897700220928
score 10,814766