Letramento midiático de professores e tutores da Universidade Aberta do Brasil: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina
Esta pesquisa investigou a mediação pedagógica e o letramento midiático na formação para a docência na educação a distância. Na Universidade Aberta do Brasil (UAB), o papel dos professores e tutores tem sido objeto de acirrada discussão: a divisão de tarefas, a produção de materiais didáticos e o ac...
Autor principal: | Cruz, Dulce Marcia |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/3880 |
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peri-article-38802017-05-08T23:55:21Z Letramento midiático de professores e tutores da Universidade Aberta do Brasil: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina Cruz, Dulce Marcia Educação; Linguagem; Comunicação Mediação pedagógica. Educação a distância. Letramento midiático. Formação docente. Mídias digitais. Esta pesquisa investigou a mediação pedagógica e o letramento midiático na formação para a docência na educação a distância. Na Universidade Aberta do Brasil (UAB), o papel dos professores e tutores tem sido objeto de acirrada discussão: a divisão de tarefas, a produção de materiais didáticos e o acompanhamento e avaliação da aprendizagem através de diversas mídias exige novos processos de trabalho e oferta de formação continuada por parte da instituição. Para investigar como isso vem se dando nos cursos de licenciatura a distância da UAB foi feito um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina. A abordagem qualitativa em uma pesquisa longitudinal teve como principais instrumentos de coleta, a análise de documentos, entrevistas e aplicação de questionários a professores e tutores durante três anos. Os resultados mostraram que a formação dos professores se deu em eventos sem periodicidade, de pouca especificidade sobre a rotina da educação a distância enquanto a preparação para a mediação pedagógica aconteceu principalmente na produção do material impresso. Os tutores por seu lado receberam uma formação regular, semestral, burocrática baseada em questões técnicas e rudimentos de aspectos comunicacionais, sem considerar sua experiência, a atuação na aprendizagem dos alunos nos ambientes virtuais, minimizando sua participação na autoria dos cursos online. Nessas condições, a formação não acompanhou as necessidades dos professores e dos tutores no que se refere à mediação pedagógica e não ampliou seu letramento midiático para utilizar as mídias digitais, fortalecendo a fragmentação e enfraquecendo a função docente na EaD. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq 2016-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/3880 10.3895/rtr.v1n2.3880 Revista Transmutare; v. 1, n. 2 (2016) 2525-6475 10.3895/rtr.v1n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/3880/3305 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Esta pesquisa investigou a mediação pedagógica e o letramento midiático na formação para a docência na educação a distância. Na Universidade Aberta do Brasil (UAB), o papel dos professores e tutores tem sido objeto de acirrada discussão: a divisão de tarefas, a produção de materiais didáticos e o acompanhamento e avaliação da aprendizagem através de diversas mídias exige novos processos de trabalho e oferta de formação continuada por parte da instituição. Para investigar como isso vem se dando nos cursos de licenciatura a distância da UAB foi feito um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina. A abordagem qualitativa em uma pesquisa longitudinal teve como principais instrumentos de coleta, a análise de documentos, entrevistas e aplicação de questionários a professores e tutores durante três anos. Os resultados mostraram que a formação dos professores se deu em eventos sem periodicidade, de pouca especificidade sobre a rotina da educação a distância enquanto a preparação para a mediação pedagógica aconteceu principalmente na produção do material impresso. Os tutores por seu lado receberam uma formação regular, semestral, burocrática baseada em questões técnicas e rudimentos de aspectos comunicacionais, sem considerar sua experiência, a atuação na aprendizagem dos alunos nos ambientes virtuais, minimizando sua participação na autoria dos cursos online. Nessas condições, a formação não acompanhou as necessidades dos professores e dos tutores no que se refere à mediação pedagógica e não ampliou seu letramento midiático para utilizar as mídias digitais, fortalecendo a fragmentação e enfraquecendo a função docente na EaD. |
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