Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica

Este artigo apresenta resultados, como suporte aos ambientes de aprendizagem colaborativa à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, qualificados a partir das interações discentes em uma rede social, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, incorporand...

ver descrição completa

Autor principal: Bedin, Everton
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-3922
recordtype ojs
spelling peri-article-39222020-07-14T22:11:56Z Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica Bedin, Everton Educação, Ensino e aprendizagem Rede social; Interação; Aprendizagem colaborativa Este artigo apresenta resultados, como suporte aos ambientes de aprendizagem colaborativa à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, qualificados a partir das interações discentes em uma rede social, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, incorporando á participação dialógica e ativa dos discentes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os mesmos apresentam sobre a Sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativas e quantitativas. Os dados qualitativos foram analisados através da Análise Textual Discursiva e os dados quantitativamente foram representados pela Teoria de Grafos. O presente estudo constatou a solicitude da aprendizagem colaborativa e a abertura dos saberes dos discentes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças podem prover projetos e ações educacionais que se apropriam dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922 10.3895/rbect.v10n2.3922 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Bedin, Everton
spellingShingle Bedin, Everton
Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
author_sort Bedin, Everton
title Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
title_short Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
title_full Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
title_fullStr Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
title_sort aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
description Este artigo apresenta resultados, como suporte aos ambientes de aprendizagem colaborativa à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, qualificados a partir das interações discentes em uma rede social, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, incorporando á participação dialógica e ativa dos discentes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os mesmos apresentam sobre a Sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativas e quantitativas. Os dados qualitativos foram analisados através da Análise Textual Discursiva e os dados quantitativamente foram representados pela Teoria de Grafos. O presente estudo constatou a solicitude da aprendizagem colaborativa e a abertura dos saberes dos discentes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças podem prover projetos e ações educacionais que se apropriam dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922
_version_ 1805449170095439872
score 10,814766