Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
Este artigo apresenta resultados, como suporte aos ambientes de aprendizagem colaborativa à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, qualificados a partir das interações discentes em uma rede social, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, incorporand...
Autor principal: | Bedin, Everton |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-3922 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-39222020-07-14T22:11:56Z Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica Bedin, Everton Educação, Ensino e aprendizagem Rede social; Interação; Aprendizagem colaborativa Este artigo apresenta resultados, como suporte aos ambientes de aprendizagem colaborativa à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, qualificados a partir das interações discentes em uma rede social, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, incorporando á participação dialógica e ativa dos discentes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os mesmos apresentam sobre a Sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativas e quantitativas. Os dados qualitativos foram analisados através da Análise Textual Discursiva e os dados quantitativamente foram representados pela Teoria de Grafos. O presente estudo constatou a solicitude da aprendizagem colaborativa e a abertura dos saberes dos discentes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças podem prover projetos e ações educacionais que se apropriam dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922 10.3895/rbect.v10n2.3922 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Bedin, Everton |
spellingShingle |
Bedin, Everton Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica |
author_sort |
Bedin, Everton |
title |
Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica |
title_short |
Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica |
title_full |
Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica |
title_fullStr |
Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica |
title_sort |
aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica |
description |
Este artigo apresenta resultados, como suporte aos ambientes de aprendizagem colaborativa à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, qualificados a partir das interações discentes em uma rede social, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, incorporando á participação dialógica e ativa dos discentes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os mesmos apresentam sobre a Sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativas e quantitativas. Os dados qualitativos foram analisados através da Análise Textual Discursiva e os dados quantitativamente foram representados pela Teoria de Grafos. O presente estudo constatou a solicitude da aprendizagem colaborativa e a abertura dos saberes dos discentes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças podem prover projetos e ações educacionais que se apropriam dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922 |
_version_ |
1805449170095439872 |
score |
10,814766 |