A formação de professores como objeto de estudo de dissertações produzidas em um mestrado em educação

O texto apresenta pesquisa meta-analítica que objetivou descrever e analisar objetos de estudo encontrados em 54 dissertações de um Mestrado em Educação, produzidas entre 1996 a 2013, sobre formação de professores, em uma universidade pública. Os objetos de estudo foram extraídos das problematizaçõe...

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Principais autores: Larocca, Priscila, Tozetto, Susana Soares
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/3937
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spelling peri-article-39372017-05-08T23:55:21Z A formação de professores como objeto de estudo de dissertações produzidas em um mestrado em educação Larocca, Priscila Tozetto, Susana Soares Educação - 7.08.00.00-6; Planejamento e avaliação educacional - 7.08.03.00-5 Formação de Professores; Pesquisa Meta-analítica; Pesquisa Educacional O texto apresenta pesquisa meta-analítica que objetivou descrever e analisar objetos de estudo encontrados em 54 dissertações de um Mestrado em Educação, produzidas entre 1996 a 2013, sobre formação de professores, em uma universidade pública. Os objetos de estudo foram extraídos das problematizações delimitadas em cada dissertação, os quais foram transcritos e agrupados numa tabela auxiliar e submetidos à técnica da análise de conteúdo. A partir da análise, foi possível compor 7 categorias de objetos de estudo: Formação Continuada; Currículo da Formação Inicial; Formação Inicial; Formação e Práticas Pedagógicas; Concepções, Representações Sociais e Ação Docente; Constituição, Identidade e Subjetividade de professores: História da Formação de Professores. Da análise também emergiram características referentes aos objetos de estudo das dissertações que são discutidas e questionadas: endogenia, pragmatismo, imediatismo, desprezo pela teoria, heterogeneidade e descontinuidade dos objetos de estudo. Para melhor impactar sobre políticas e práticas educacionais, conclui-se pela necessidade de superar tais aspectos, articulando e proporcionando fluxo contínuo às pesquisas e compreendendo que a formação de grupos de pesquisa nos programas de pós-graduação bem como iniciativas interinstitucionais de articulação dessas pesquisas representam um passo importante e imprescindível para atender a este propósito.   Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) GEPTRADO - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.l 2016-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/3937 10.3895/rtr.v1n2.3937 Revista Transmutare; v. 1, n. 2 (2016) 2525-6475 10.3895/rtr.v1n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/3937/3306 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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