“¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira
Neste trabalho, empreendemos uma análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira, focalizando, por meio de gravação de áudio e notas de observação de aula, a abordagem orientadora da prática pedagógica deste professor. Defendemos a análise de abordagem como um meio...
Principais autores: | Hayashi, Renan Kenji Sales, Machado, Keni Carla da Silva |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3941 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-3941 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-39412019-02-02T17:47:51Z “¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira Hayashi, Renan Kenji Sales Machado, Keni Carla da Silva Área: Linguística, Letras e Artes (8.00.00.00-2) / Subárea: Linguística Aplicada (8.01.06.00-5). Letras; Linguística Aplicada; Ensino de Linguas Estrangeiras Modernas. Neste trabalho, empreendemos uma análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira, focalizando, por meio de gravação de áudio e notas de observação de aula, a abordagem orientadora da prática pedagógica deste professor. Defendemos a análise de abordagem como um meio de levantar subsídios confiáveis para demonstrar a importância de os professores buscarem ferramentas de investigação e aumento de consciência sobre sua abordagem, procurando entender o porquê ensinam da maneira como o fazem. Para tanto, inicialmente pressupomos a existência de duas grandes abordagens de ensino de línguas, identificamos os métodos inerentes a cada uma delas, para posteriormente, lançarmos mão desse aporte para analisar a abordagem do professor-participante deste trabalho. Por fim, identificamos categorias de análise de concepções de língua estrangeira, de ensino e de aprendizagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-11-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3941 10.3895/rl.v19n25.3941 Revista de Letras; v. 19, n. 25 (2017) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v19n25 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3941/4556 Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Hayashi, Renan Kenji Sales Machado, Keni Carla da Silva |
spellingShingle |
Hayashi, Renan Kenji Sales Machado, Keni Carla da Silva “¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira |
author_sort |
Hayashi, Renan Kenji Sales |
title |
“¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira |
title_short |
“¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira |
title_full |
“¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira |
title_fullStr |
“¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
“¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira |
title_sort |
“¿tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira |
description |
Neste trabalho, empreendemos uma análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira, focalizando, por meio de gravação de áudio e notas de observação de aula, a abordagem orientadora da prática pedagógica deste professor. Defendemos a análise de abordagem como um meio de levantar subsídios confiáveis para demonstrar a importância de os professores buscarem ferramentas de investigação e aumento de consciência sobre sua abordagem, procurando entender o porquê ensinam da maneira como o fazem. Para tanto, inicialmente pressupomos a existência de duas grandes abordagens de ensino de línguas, identificamos os métodos inerentes a cada uma delas, para posteriormente, lançarmos mão desse aporte para analisar a abordagem do professor-participante deste trabalho. Por fim, identificamos categorias de análise de concepções de língua estrangeira, de ensino e de aprendizagem. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3941 |
_version_ |
1805292775527153664 |
score |
10,819481 |