“¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira

Neste trabalho, empreendemos uma análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira, focalizando, por meio de gravação de áudio e notas de observação de aula, a abordagem orientadora da prática pedagógica deste professor. Defendemos a análise de abordagem como um meio...

ver descrição completa

Principais autores: Hayashi, Renan Kenji Sales, Machado, Keni Carla da Silva
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3941
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-3941
recordtype ojs
spelling peri-article-39412019-02-02T17:47:51Z “¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira Hayashi, Renan Kenji Sales Machado, Keni Carla da Silva Área: Linguística, Letras e Artes (8.00.00.00-2) / Subárea: Linguística Aplicada (8.01.06.00-5). Letras; Linguística Aplicada; Ensino de Linguas Estrangeiras Modernas. Neste trabalho, empreendemos uma análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira, focalizando, por meio de gravação de áudio e notas de observação de aula, a abordagem orientadora da prática pedagógica deste professor. Defendemos a análise de abordagem como um meio de levantar subsídios confiáveis para demonstrar a importância de os professores buscarem ferramentas de investigação e aumento de consciência sobre sua abordagem, procurando entender o porquê ensinam da maneira como o fazem. Para tanto, inicialmente pressupomos a existência de duas grandes abordagens de ensino de línguas, identificamos os métodos inerentes a cada uma delas, para posteriormente, lançarmos mão desse aporte para analisar a abordagem do professor-participante deste trabalho. Por fim, identificamos categorias de análise de concepções de língua estrangeira, de ensino e de aprendizagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-11-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3941 10.3895/rl.v19n25.3941 Revista de Letras; v. 19, n. 25 (2017) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v19n25 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3941/4556 Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Hayashi, Renan Kenji Sales
Machado, Keni Carla da Silva
spellingShingle Hayashi, Renan Kenji Sales
Machado, Keni Carla da Silva
“¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira
author_sort Hayashi, Renan Kenji Sales
title “¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira
title_short “¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira
title_full “¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira
title_fullStr “¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed “¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira
title_sort “¿tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira
description Neste trabalho, empreendemos uma análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira, focalizando, por meio de gravação de áudio e notas de observação de aula, a abordagem orientadora da prática pedagógica deste professor. Defendemos a análise de abordagem como um meio de levantar subsídios confiáveis para demonstrar a importância de os professores buscarem ferramentas de investigação e aumento de consciência sobre sua abordagem, procurando entender o porquê ensinam da maneira como o fazem. Para tanto, inicialmente pressupomos a existência de duas grandes abordagens de ensino de línguas, identificamos os métodos inerentes a cada uma delas, para posteriormente, lançarmos mão desse aporte para analisar a abordagem do professor-participante deste trabalho. Por fim, identificamos categorias de análise de concepções de língua estrangeira, de ensino e de aprendizagem.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3941
_version_ 1805292775527153664
score 10,819481