Relação entre o tempo gasto com diversas tecnologias e a composição corporal de escolares

OBJETIVO: Relacionar o tempo gasto com diversas tecnologias e a composição corporal de escolares.MÉTODOS: A amostra foi constituída por 58 escolares (28 meninos e 30 meninas) de 10 a 14 anos de idade, do município de São Bento do Sul/SC. Os alunos responderam a um questionário autoavaliativo elabora...

ver descrição completa

Principais autores: Cordova, Michele, Mascarenhas, Luis Paulo Gomes, Ribas Jr, Miguel Altamir, Lima, Valderi Abreu de, Grzelczak, Marcos Tadeu, Souza, William Cordeiro de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/3949
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: OBJETIVO: Relacionar o tempo gasto com diversas tecnologias e a composição corporal de escolares.MÉTODOS: A amostra foi constituída por 58 escolares (28 meninos e 30 meninas) de 10 a 14 anos de idade, do município de São Bento do Sul/SC. Os alunos responderam a um questionário autoavaliativo elaborado pelos autores com três questões, onde deveriam descrever o tempo em horas que permanecem em frente à televisão/videogame, computadores e celular. Para avaliação do estado nutricional foi coletada a massa corporal e a estatura e calculado o índice de massa corporal (IMC). Coletaram-se as dobras cutâneas do tríceps e subescapular para avaliar o percentual de gordura (%G), para isso foi utilizado o protocolo de Lohman (1986). A normalidade dos dados foi obtida através do teste de Kolmogorov Smirnov. Após, realizou-se a estatística descritiva e o fator de correlação de Pearson (r) foi utilizado para verificar as relações entre o tempo gasto com diversas tecnologias, IMC e o %G. Para comparar as classificações obtidas entre o tempo gasto com diversas tecnologias, IMC e o %G foi realizado o teste do Qui-quadrado. Foi adotado um nível de significância de p<0,05.RESULTADOS: Verificou relação fraca e não significante entre o tempo total em eletrônicos e o IMC (r= 0,15; p= 0,243). O mesmo acorreu entre o tempo total em eletrônicos e o %G (r= 0,22; p= 0,091).CONCLUSÕES: O tempo gasto com diversas tecnologias não apresenta relação com a composição corporal de escolares de 10 a 14 anos.