RENDAS RELACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CALÇADISTA DO ESTADO DA PARAÍBA
A formação de alianças entre empresas tem se tornado cada vez mais uma prática adotada para o alcance de vantagem competitiva. Este artigo analisa de que forma os relacionamentos interorganizacionais influenciam no desenvolvimento de vantagens competitivas sob a ótica da Visão Relacional. A visão re...
Principais autores: | Faustino, Cinthia de Azevêdo, Gohr, Cláudia Fabiana |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3965 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-3965 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-39652016-11-16T22:38:55Z RENDAS RELACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CALÇADISTA DO ESTADO DA PARAÍBA Faustino, Cinthia de Azevêdo Gohr, Cláudia Fabiana Gerência da Produção vantagem competitiva; relacionamentos interorganizacionais; visão relacional; rendas relacionais. A formação de alianças entre empresas tem se tornado cada vez mais uma prática adotada para o alcance de vantagem competitiva. Este artigo analisa de que forma os relacionamentos interorganizacionais influenciam no desenvolvimento de vantagens competitivas sob a ótica da Visão Relacional. A visão relacional indica que os relacionamentos interorganizacionais podem gerar rendas relacionais, que são lucros obtidos conjuntamente entre os parceiros de uma rede. Existem basicamente quatro fontes de rendas relacionais: investimentos em ativos específicos de relacionamento, rotinas de compartilhamento de conhecimentos, complementaridade de recursos e governança. A partir da caracterização do relacionamento e das fontes de rendas relacionais, um procedimento de análise foi criado e aplicado por meio de um estudo de caso em uma indústria calçadista do Estado da Paraíba, empresa que faz parte de um APL representativo economicamente. Uma das constatações é que as rotinas de compartilhamento de conhecimento acontecem efetivamente, gerando lucros acima do normal que não poderiam ser gerados individualmente. No entanto, o investimento em ativos específicos ainda é uma fonte de renda relacional pouco explorada pela empresa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Cnpq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2016-09-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3965 10.3895/gi.v12n3.3965 Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 3 (2016) 1808-0448 10.3895/gi.v12n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3965/3177 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Faustino, Cinthia de Azevêdo Gohr, Cláudia Fabiana |
spellingShingle |
Faustino, Cinthia de Azevêdo Gohr, Cláudia Fabiana RENDAS RELACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CALÇADISTA DO ESTADO DA PARAÍBA |
author_sort |
Faustino, Cinthia de Azevêdo |
title |
RENDAS RELACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CALÇADISTA DO ESTADO DA PARAÍBA |
title_short |
RENDAS RELACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CALÇADISTA DO ESTADO DA PARAÍBA |
title_full |
RENDAS RELACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CALÇADISTA DO ESTADO DA PARAÍBA |
title_fullStr |
RENDAS RELACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CALÇADISTA DO ESTADO DA PARAÍBA |
title_full_unstemmed |
RENDAS RELACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CALÇADISTA DO ESTADO DA PARAÍBA |
title_sort |
rendas relacionais como fonte de vantagem competitiva: um estudo de caso em uma empresa calÇadista do estado da paraÍba |
description |
A formação de alianças entre empresas tem se tornado cada vez mais uma prática adotada para o alcance de vantagem competitiva. Este artigo analisa de que forma os relacionamentos interorganizacionais influenciam no desenvolvimento de vantagens competitivas sob a ótica da Visão Relacional. A visão relacional indica que os relacionamentos interorganizacionais podem gerar rendas relacionais, que são lucros obtidos conjuntamente entre os parceiros de uma rede. Existem basicamente quatro fontes de rendas relacionais: investimentos em ativos específicos de relacionamento, rotinas de compartilhamento de conhecimentos, complementaridade de recursos e governança. A partir da caracterização do relacionamento e das fontes de rendas relacionais, um procedimento de análise foi criado e aplicado por meio de um estudo de caso em uma indústria calçadista do Estado da Paraíba, empresa que faz parte de um APL representativo economicamente. Uma das constatações é que as rotinas de compartilhamento de conhecimento acontecem efetivamente, gerando lucros acima do normal que não poderiam ser gerados individualmente. No entanto, o investimento em ativos específicos ainda é uma fonte de renda relacional pouco explorada pela empresa. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3965 |
_version_ |
1805291542638755840 |
score |
10,819481 |