RENDAS RELACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CALÇADISTA DO ESTADO DA PARAÍBA

A formação de alianças entre empresas tem se tornado cada vez mais uma prática adotada para o alcance de vantagem competitiva. Este artigo analisa de que forma os relacionamentos interorganizacionais influenciam no desenvolvimento de vantagens competitivas sob a ótica da Visão Relacional. A visão re...

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Principais autores: Faustino, Cinthia de Azevêdo, Gohr, Cláudia Fabiana
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3965
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spelling peri-article-39652016-11-16T22:38:55Z RENDAS RELACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CALÇADISTA DO ESTADO DA PARAÍBA Faustino, Cinthia de Azevêdo Gohr, Cláudia Fabiana Gerência da Produção vantagem competitiva; relacionamentos interorganizacionais; visão relacional; rendas relacionais. A formação de alianças entre empresas tem se tornado cada vez mais uma prática adotada para o alcance de vantagem competitiva. Este artigo analisa de que forma os relacionamentos interorganizacionais influenciam no desenvolvimento de vantagens competitivas sob a ótica da Visão Relacional. A visão relacional indica que os relacionamentos interorganizacionais podem gerar rendas relacionais, que são lucros obtidos conjuntamente entre os parceiros de uma rede. Existem basicamente quatro fontes de rendas relacionais: investimentos em ativos específicos de relacionamento, rotinas de compartilhamento de conhecimentos, complementaridade de recursos e governança. A partir da caracterização do relacionamento e das fontes de rendas relacionais, um procedimento de análise foi criado e aplicado por meio de um estudo de caso em uma indústria calçadista do Estado da Paraíba, empresa que faz parte de um APL representativo economicamente. Uma das constatações é que as rotinas de compartilhamento de conhecimento acontecem efetivamente, gerando lucros acima do normal que não poderiam ser gerados individualmente. No entanto, o investimento em ativos específicos ainda é uma fonte de renda relacional pouco explorada pela empresa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Cnpq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2016-09-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3965 10.3895/gi.v12n3.3965 Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 3 (2016) 1808-0448 10.3895/gi.v12n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3965/3177 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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