Refletindo o cotidiano escolar: do ser professor à relação com o saber

O presente artigo tem como objetivo identificar as concepções do que é ser professor, buscando associar esse sentimento à relação com o saber, de acordo com o esquema proposto por Charlot. Tais relações podem revelar como os sujeitos consideram sua inserção e seu papel no mundo à sua volta, ou seja,...

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Principais autores: Mendes, Thamiris Christine, Baccon, Ana Lúcia Pereira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/3974
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Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar as concepções do que é ser professor, buscando associar esse sentimento à relação com o saber, de acordo com o esquema proposto por Charlot. Tais relações podem revelar como os sujeitos consideram sua inserção e seu papel no mundo à sua volta, ou seja, o sujeito existe no mundo para poder transformá-lo, ou existe para o outro para poder ajudá-lo a transformar o mundo, ou, finalmente, o sujeito existe para si mesmo para transformar o mundo. Trata-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa, em que os dados empíricos foram coletados por meio de questionário, aplicados a uma amostra de 160 docentes da rede pública estadual de ensino do Paraná. Como procedimento de análise dos dados foi utilizada a análise textual discursiva, a qual permitiu apontar que, com respeito à relação com o saber, os docentes pesquisados ocupam duas posições:  a social objetiva e a social subjetiva, dito de outro modo, para os sujeitos da presente pesquisa o sentimento de ser professor é fortemente constituído a partir de sua relação com mundo e com o outro, sendo menos significativas suas relações consigo mesmos. Os resultados nos permitem concluir que, para os sujeitos da pesquisa,  a busca pela docência está atrelada ao desejo de fazer algo pelo outro e pelo mundo, e que estes se sentem satisfeitos quando são reconhecidos profissionalmente.