As relações interdisciplinares entre artes visuais e física/astronomia: um olhar nas culturas indígenas e a questão da transposição didática
O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma proposta interdisciplinar com conteúdo referente a cultura indígena a partir das áreas de Artes Visuais e da Astronomia.A teoria da Transposição Didática de Chevallard (2005) foi utilizada para embasar a pesquisa. A partir do entendimento que o material did...
Principais autores: | Ducheiko, Letícia Laís, Parrilha da Silva, Josie Agatha |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4035 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4035 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-40352020-07-14T22:11:56Z As relações interdisciplinares entre artes visuais e física/astronomia: um olhar nas culturas indígenas e a questão da transposição didática Ducheiko, Letícia Laís Parrilha da Silva, Josie Agatha Educação: Ensino-Aprendizagem Arte indígena; Astronomia indígena; Transposição didática O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma proposta interdisciplinar com conteúdo referente a cultura indígena a partir das áreas de Artes Visuais e da Astronomia.A teoria da Transposição Didática de Chevallard (2005) foi utilizada para embasar a pesquisa. A partir do entendimento que o material didático poderia ser um instrumento para realização da transposição didática, a pesquisa foi organizada em dois momentos. No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as culturas indígenas, nas áreas de Artes Visuais e Astronomia e, no segundo momento, elaborou-se um material didáticosobrea cultura indígena para ser utilizado no ensino escolar.Com esta pesquisa percebeu-se que em culturas indígenas tanto os aspectos artísticos quanto os astronômicos estão interligados e que é possível unir a Arte e a Ciência das culturas indígenas no ambiente escolar a partir da transposição didática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4035 10.3895/rbect.v10n2.4035 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4035/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4035/462 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Ducheiko, Letícia Laís Parrilha da Silva, Josie Agatha |
spellingShingle |
Ducheiko, Letícia Laís Parrilha da Silva, Josie Agatha As relações interdisciplinares entre artes visuais e física/astronomia: um olhar nas culturas indígenas e a questão da transposição didática |
author_sort |
Ducheiko, Letícia Laís |
title |
As relações interdisciplinares entre artes visuais e física/astronomia: um olhar nas culturas indígenas e a questão da transposição didática |
title_short |
As relações interdisciplinares entre artes visuais e física/astronomia: um olhar nas culturas indígenas e a questão da transposição didática |
title_full |
As relações interdisciplinares entre artes visuais e física/astronomia: um olhar nas culturas indígenas e a questão da transposição didática |
title_fullStr |
As relações interdisciplinares entre artes visuais e física/astronomia: um olhar nas culturas indígenas e a questão da transposição didática |
title_full_unstemmed |
As relações interdisciplinares entre artes visuais e física/astronomia: um olhar nas culturas indígenas e a questão da transposição didática |
title_sort |
as relações interdisciplinares entre artes visuais e física/astronomia: um olhar nas culturas indígenas e a questão da transposição didática |
description |
O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma proposta interdisciplinar com conteúdo referente a cultura indígena a partir das áreas de Artes Visuais e da Astronomia.A teoria da Transposição Didática de Chevallard (2005) foi utilizada para embasar a pesquisa. A partir do entendimento que o material didático poderia ser um instrumento para realização da transposição didática, a pesquisa foi organizada em dois momentos. No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as culturas indígenas, nas áreas de Artes Visuais e Astronomia e, no segundo momento, elaborou-se um material didáticosobrea cultura indígena para ser utilizado no ensino escolar.Com esta pesquisa percebeu-se que em culturas indígenas tanto os aspectos artísticos quanto os astronômicos estão interligados e que é possível unir a Arte e a Ciência das culturas indígenas no ambiente escolar a partir da transposição didática. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4035 |
_version_ |
1805449141556346880 |
score |
10,814766 |