Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as relações entre educação, tecnologia e sociedade por meio do estudo de caso que discute a implantação de políticas públicas educacionais para o trabalho com as tecnologias nas escolas municipais de Curitiba, numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecn...

ver descrição completa

Principais autores: Lima Mondini, Marta Silva, Saavedra Filho, Nestor Cortez, Merkle, Luiz Ernesto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4047
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4047
recordtype ojs
spelling peri-article-40472017-03-06T18:39:23Z Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade Lima Mondini, Marta Silva Saavedra Filho, Nestor Cortez Merkle, Luiz Ernesto Educação; Sociologia da Educação Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade; Determinismo Tecnológico; Políticas Públicas Educacionais; Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as relações entre educação, tecnologia e sociedade por meio do estudo de caso que discute a implantação de políticas públicas educacionais para o trabalho com as tecnologias nas escolas municipais de Curitiba, numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Realizou-se um levantamento das principais iniciativas políticas por meio da estratégia de análise documental e para ampliar as discussões, foram realizadas entrevistas com profissionais da educação a fim de compreender como se deram as implantações no contexto escolar. As análises apontam para um entendimento determinista sobre tecnologia nas políticas implantadas na Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, que se reflete em decisões políticas verticalizadas e numa formação de professores e professoras centrada no conhecimento instrumental.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4047 10.3895/rbect.v9n3.4047 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4047/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Lima Mondini, Marta Silva
Saavedra Filho, Nestor Cortez
Merkle, Luiz Ernesto
spellingShingle Lima Mondini, Marta Silva
Saavedra Filho, Nestor Cortez
Merkle, Luiz Ernesto
Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
author_sort Lima Mondini, Marta Silva
title Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_short Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_full Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_fullStr Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_full_unstemmed Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_sort educação e tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em ciência, tecnologia e sociedade
description Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as relações entre educação, tecnologia e sociedade por meio do estudo de caso que discute a implantação de políticas públicas educacionais para o trabalho com as tecnologias nas escolas municipais de Curitiba, numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Realizou-se um levantamento das principais iniciativas políticas por meio da estratégia de análise documental e para ampliar as discussões, foram realizadas entrevistas com profissionais da educação a fim de compreender como se deram as implantações no contexto escolar. As análises apontam para um entendimento determinista sobre tecnologia nas políticas implantadas na Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, que se reflete em decisões políticas verticalizadas e numa formação de professores e professoras centrada no conhecimento instrumental. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4047
_version_ 1805292124083585024
score 10,814766