A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano

O presente estudo é parte da pesquisa de doutorado em Comunicação sob o título “Pode o subalterno não querer apenas comida?”, cujo tema são as narrativas de sujeitos subalternos sobre o consumo, representados, neste estudo, por núcleos familiares com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vig...

ver descrição completa

Autor principal: Batista Junior, José Aparecido
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4089
recordtype ojs
spelling peri-article-40892016-09-23T17:08:19Z A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano Batista Junior, José Aparecido 6.09.00.00-8 subalternidade; consumo; comunicação de massa; cultura O presente estudo é parte da pesquisa de doutorado em Comunicação sob o título “Pode o subalterno não querer apenas comida?”, cujo tema são as narrativas de sujeitos subalternos sobre o consumo, representados, neste estudo, por núcleos familiares com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente nacionalmente. Busca-se, por meio das narrativas, compreender os usos e as apropriações da cultura do consumo estabelecidos no cotidiano. Serão apresentados, nesta ocasião, alguns resultados preliminares oriundos da pesquisa bibliográfica e da etnografia dos bairros a serem estudados na referida tese e que, entre outros fatores, sustentam a análise dessa temática.   Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-09-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089 10.3895/rde.v7n10.4089 Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 7, n. 10 (2016); 69-89 1984-2376 10.3895/rde.v7n10 por http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089/3073 Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Batista Junior, José Aparecido
spellingShingle Batista Junior, José Aparecido
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
author_sort Batista Junior, José Aparecido
title A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
title_short A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
title_full A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
title_fullStr A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
title_full_unstemmed A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
title_sort cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
description O presente estudo é parte da pesquisa de doutorado em Comunicação sob o título “Pode o subalterno não querer apenas comida?”, cujo tema são as narrativas de sujeitos subalternos sobre o consumo, representados, neste estudo, por núcleos familiares com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente nacionalmente. Busca-se, por meio das narrativas, compreender os usos e as apropriações da cultura do consumo estabelecidos no cotidiano. Serão apresentados, nesta ocasião, alguns resultados preliminares oriundos da pesquisa bibliográfica e da etnografia dos bairros a serem estudados na referida tese e que, entre outros fatores, sustentam a análise dessa temática.  
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089
_version_ 1805292674065891328
score 10,814766