A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
O presente estudo é parte da pesquisa de doutorado em Comunicação sob o título “Pode o subalterno não querer apenas comida?”, cujo tema são as narrativas de sujeitos subalternos sobre o consumo, representados, neste estudo, por núcleos familiares com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vig...
Autor principal: | Batista Junior, José Aparecido |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4089 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-40892016-09-23T17:08:19Z A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano Batista Junior, José Aparecido 6.09.00.00-8 subalternidade; consumo; comunicação de massa; cultura O presente estudo é parte da pesquisa de doutorado em Comunicação sob o título “Pode o subalterno não querer apenas comida?”, cujo tema são as narrativas de sujeitos subalternos sobre o consumo, representados, neste estudo, por núcleos familiares com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente nacionalmente. Busca-se, por meio das narrativas, compreender os usos e as apropriações da cultura do consumo estabelecidos no cotidiano. Serão apresentados, nesta ocasião, alguns resultados preliminares oriundos da pesquisa bibliográfica e da etnografia dos bairros a serem estudados na referida tese e que, entre outros fatores, sustentam a análise dessa temática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-09-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089 10.3895/rde.v7n10.4089 Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 7, n. 10 (2016); 69-89 1984-2376 10.3895/rde.v7n10 por http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089/3073 Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Batista Junior, José Aparecido |
spellingShingle |
Batista Junior, José Aparecido A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano |
author_sort |
Batista Junior, José Aparecido |
title |
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano |
title_short |
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano |
title_full |
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano |
title_fullStr |
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano |
title_full_unstemmed |
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano |
title_sort |
cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano |
description |
O presente estudo é parte da pesquisa de doutorado em Comunicação sob o título “Pode o subalterno não querer apenas comida?”, cujo tema são as narrativas de sujeitos subalternos sobre o consumo, representados, neste estudo, por núcleos familiares com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente nacionalmente. Busca-se, por meio das narrativas, compreender os usos e as apropriações da cultura do consumo estabelecidos no cotidiano. Serão apresentados, nesta ocasião, alguns resultados preliminares oriundos da pesquisa bibliográfica e da etnografia dos bairros a serem estudados na referida tese e que, entre outros fatores, sustentam a análise dessa temática. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089 |
_version_ |
1805292674065891328 |
score |
10,814766 |