Indicadores sintéticos na educação: o IDESP e o programa de bonificação por resultados do estado de São Paulo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a utilização dos indicadores sintéticos na implantação das políticas de avaliação educacional e do programa de meritocracia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Para a elaboração deste estudo, foi realizada uma análise documental dos principa...
Autor principal: | Matuda, Fernanda Guinoza |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4161 |
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peri-article-41612024-04-14T21:57:26Z Indicadores sintéticos na educação: o IDESP e o programa de bonificação por resultados do estado de São Paulo Matuda, Fernanda Guinoza Ciências Humanas; Educação; Avaliação; Indicadores sintéticos; Políticas Públicas; Meritocracia O presente artigo propõe uma reflexão sobre a utilização dos indicadores sintéticos na implantação das políticas de avaliação educacional e do programa de meritocracia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Para a elaboração deste estudo, foi realizada uma análise documental dos principais textos legais (resoluções, pareceres e leis complementares) que instituem as duas ações do Governo de São Paulo. A análise permitiu constatar que o IDESP- Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo foi implantado com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, mas, pode estar cumprindo apenas o papel de responsabilizar os professores e servidores das escolas pelo baixo desempenho nas avaliações. Existem muitas diretrizes de como utilizar esta medida para a bonificação por resultados, mas há pouco planejamento para utilizá-la como definidor de ações que visam melhores resultados. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-12-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4161 10.3895/recit.v4.n8.4161 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 4, n. 8 (2013); 20-36 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 4, n. 8 (2013); 20-36 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 4, n. 8 (2013); 20-36 2175-1846 10.3895/recit.v4.n8 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4161/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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O presente artigo propõe uma reflexão sobre a utilização dos indicadores sintéticos na implantação das políticas de avaliação educacional e do programa de meritocracia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Para a elaboração deste estudo, foi realizada uma análise documental dos principais textos legais (resoluções, pareceres e leis complementares) que instituem as duas ações do Governo de São Paulo. A análise permitiu constatar que o IDESP- Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo foi implantado com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, mas, pode estar cumprindo apenas o papel de responsabilizar os professores e servidores das escolas pelo baixo desempenho nas avaliações. Existem muitas diretrizes de como utilizar esta medida para a bonificação por resultados, mas há pouco planejamento para utilizá-la como definidor de ações que visam melhores resultados. |
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