Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos

Atividades que não agregam valor têm dominado a maioria dos processos produtivos, o que leva a empresa a obter uma baixa produtividade. Nesse sentido, o artigo busca fazer uma aplicação dos conceitos da mentalidade enxuta através da simulação de uma fábrica de montagem de dois protótipos de carros,...

ver descrição completa

Principais autores: Giustina, Adeline Della, Trebesquim, Alexandre, Cavalli, Debora, Secco, Thairan Henrique, Possan, Edna
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4169
recordtype ojs
spelling peri-article-41692024-04-14T21:57:29Z Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos Giustina, Adeline Della Trebesquim, Alexandre Cavalli, Debora Secco, Thairan Henrique Possan, Edna Engenharias; Ciências Humanas Atividades que não agregam valor têm dominado a maioria dos processos produtivos, o que leva a empresa a obter uma baixa produtividade. Nesse sentido, o artigo busca fazer uma aplicação dos conceitos da mentalidade enxuta através da simulação de uma fábrica de montagem de dois protótipos de carros, composto por jogos didáticos. Os jogos didáticos têm sido utilizados em sala de aula para incentivar a participação ativa do aluno, melhorando a eficiência do aprendizado. Sendo assim o jogo foi utilizado para propiciar um maior entendimento dos conceitos da produção enxuta estudados ao longo das aulas, onde em cada uma das quatro rodadas foi utilizado um conceito e foram marcados os tempos em cada etapa do processo, assim como o tempo total para a produção dos seis carros, realizando uma comparação entre os diferentes conceitos. Para tal afirmativa utilizaram-se ferramentas do Sistema Toyota de Produção como o Just-in-Time e o Kanban. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012-09-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169 10.3895/recit.v3.n5.4169 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 3, n. 5 (2012); 40-44 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 3, n. 5 (2012); 40-44 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 3, n. 5 (2012); 40-44 2175-1846 10.3895/recit.v3.n5 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Giustina, Adeline Della
Trebesquim, Alexandre
Cavalli, Debora
Secco, Thairan Henrique
Possan, Edna
spellingShingle Giustina, Adeline Della
Trebesquim, Alexandre
Cavalli, Debora
Secco, Thairan Henrique
Possan, Edna
Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
author_sort Giustina, Adeline Della
title Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
title_short Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
title_full Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
title_fullStr Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
title_full_unstemmed Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
title_sort avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
description Atividades que não agregam valor têm dominado a maioria dos processos produtivos, o que leva a empresa a obter uma baixa produtividade. Nesse sentido, o artigo busca fazer uma aplicação dos conceitos da mentalidade enxuta através da simulação de uma fábrica de montagem de dois protótipos de carros, composto por jogos didáticos. Os jogos didáticos têm sido utilizados em sala de aula para incentivar a participação ativa do aluno, melhorando a eficiência do aprendizado. Sendo assim o jogo foi utilizado para propiciar um maior entendimento dos conceitos da produção enxuta estudados ao longo das aulas, onde em cada uma das quatro rodadas foi utilizado um conceito e foram marcados os tempos em cada etapa do processo, assim como o tempo total para a produção dos seis carros, realizando uma comparação entre os diferentes conceitos. Para tal afirmativa utilizaram-se ferramentas do Sistema Toyota de Produção como o Just-in-Time e o Kanban.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2012
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169
_version_ 1805535803200241664
score 10,814766