Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
Atividades que não agregam valor têm dominado a maioria dos processos produtivos, o que leva a empresa a obter uma baixa produtividade. Nesse sentido, o artigo busca fazer uma aplicação dos conceitos da mentalidade enxuta através da simulação de uma fábrica de montagem de dois protótipos de carros,...
Principais autores: | Giustina, Adeline Della, Trebesquim, Alexandre, Cavalli, Debora, Secco, Thairan Henrique, Possan, Edna |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2012
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169 |
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peri-article-41692024-04-14T21:57:29Z Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos Giustina, Adeline Della Trebesquim, Alexandre Cavalli, Debora Secco, Thairan Henrique Possan, Edna Engenharias; Ciências Humanas Atividades que não agregam valor têm dominado a maioria dos processos produtivos, o que leva a empresa a obter uma baixa produtividade. Nesse sentido, o artigo busca fazer uma aplicação dos conceitos da mentalidade enxuta através da simulação de uma fábrica de montagem de dois protótipos de carros, composto por jogos didáticos. Os jogos didáticos têm sido utilizados em sala de aula para incentivar a participação ativa do aluno, melhorando a eficiência do aprendizado. Sendo assim o jogo foi utilizado para propiciar um maior entendimento dos conceitos da produção enxuta estudados ao longo das aulas, onde em cada uma das quatro rodadas foi utilizado um conceito e foram marcados os tempos em cada etapa do processo, assim como o tempo total para a produção dos seis carros, realizando uma comparação entre os diferentes conceitos. Para tal afirmativa utilizaram-se ferramentas do Sistema Toyota de Produção como o Just-in-Time e o Kanban. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012-09-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169 10.3895/recit.v3.n5.4169 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 3, n. 5 (2012); 40-44 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 3, n. 5 (2012); 40-44 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 3, n. 5 (2012); 40-44 2175-1846 10.3895/recit.v3.n5 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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Atividades que não agregam valor têm dominado a maioria dos processos produtivos, o que leva a empresa a obter uma baixa produtividade. Nesse sentido, o artigo busca fazer uma aplicação dos conceitos da mentalidade enxuta através da simulação de uma fábrica de montagem de dois protótipos de carros, composto por jogos didáticos. Os jogos didáticos têm sido utilizados em sala de aula para incentivar a participação ativa do aluno, melhorando a eficiência do aprendizado. Sendo assim o jogo foi utilizado para propiciar um maior entendimento dos conceitos da produção enxuta estudados ao longo das aulas, onde em cada uma das quatro rodadas foi utilizado um conceito e foram marcados os tempos em cada etapa do processo, assim como o tempo total para a produção dos seis carros, realizando uma comparação entre os diferentes conceitos. Para tal afirmativa utilizaram-se ferramentas do Sistema Toyota de Produção como o Just-in-Time e o Kanban. |
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