Percepção de estudantes universitários da área tecnológica em relação ao uso da dança de salão “sertanejo universitário” no lazer

O presente estudo analisa a percepção da Dança de Salão “Sertanejo Universitário” como uma possibilidade de lazer para estudantes universitários da área tecnológica dos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP), com a pretensão sugestiva d...

ver descrição completa

Principais autores: Rodrigues, Sônia Maria, Pilatti, Luiz Alberto, Molina de Souza, Roberto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4225
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4225
recordtype ojs
spelling peri-article-42252024-04-14T21:57:22Z Percepção de estudantes universitários da área tecnológica em relação ao uso da dança de salão “sertanejo universitário” no lazer Rodrigues, Sônia Maria Pilatti, Luiz Alberto Molina de Souza, Roberto Ciência Humanas O presente estudo analisa a percepção da Dança de Salão “Sertanejo Universitário” como uma possibilidade de lazer para estudantes universitários da área tecnológica dos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP), com a pretensão sugestiva de a atividade mimética ser oferecida fora do horário de aula curricular. O estudo foi estruturado no sentido de se investigar por meio da aplicação das escalas sociais (LQOL-70, pré e pós-oficina de dança), a forma como os acadêmicos utilizam seu tempo livre, bem como a aceitação da atividade proposta. Por razão da pouca vivência e conhecimento desta prática mimética pelos acadêmicos, foi ministrada uma oficina de Dança de Salão “Sertanejo Universitário” e colhidas as opiniões dos participantes. Foram utilizados cinco procedimentos no estudo: aplicação da escala social LQOL-70, para analisar a perspectiva do lazer dos estudantes e uma escala social sobre o conhecimento e interesse quanto à dança; realização de uma oficina de Dança de Salão “Sertanejo Universitário”; aplicação de uma da escala social sobre a percepção da dança após a oficina; análise dos resultados obtidos; elaboração de um manual e de um vídeo didático com os movimentos básicos aplicados na oficina. Constatou-se que a maioria dos pesquisados expuseram vontade de praticar Dança de Salão “Sertanejo Universitário” ou outro estilo no futuro e, observou-se que a prática proposta no estudo, foi considerada uma atividade de lazer, apresentando-se, assim, uma oportunidade de ampliação das opções de lazer dos estudantes dos cursos da área tecnológica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-08-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4225 10.3895/recit.v6.n13.4225 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 13 (2015); 9-22 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 13 (2015); 9-22 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 13 (2015); 9-22 2175-1846 10.3895/recit.v6.n13 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4225/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Rodrigues, Sônia Maria
Pilatti, Luiz Alberto
Molina de Souza, Roberto
spellingShingle Rodrigues, Sônia Maria
Pilatti, Luiz Alberto
Molina de Souza, Roberto
Percepção de estudantes universitários da área tecnológica em relação ao uso da dança de salão “sertanejo universitário” no lazer
author_sort Rodrigues, Sônia Maria
title Percepção de estudantes universitários da área tecnológica em relação ao uso da dança de salão “sertanejo universitário” no lazer
title_short Percepção de estudantes universitários da área tecnológica em relação ao uso da dança de salão “sertanejo universitário” no lazer
title_full Percepção de estudantes universitários da área tecnológica em relação ao uso da dança de salão “sertanejo universitário” no lazer
title_fullStr Percepção de estudantes universitários da área tecnológica em relação ao uso da dança de salão “sertanejo universitário” no lazer
title_full_unstemmed Percepção de estudantes universitários da área tecnológica em relação ao uso da dança de salão “sertanejo universitário” no lazer
title_sort percepção de estudantes universitários da área tecnológica em relação ao uso da dança de salão “sertanejo universitário” no lazer
description O presente estudo analisa a percepção da Dança de Salão “Sertanejo Universitário” como uma possibilidade de lazer para estudantes universitários da área tecnológica dos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP), com a pretensão sugestiva de a atividade mimética ser oferecida fora do horário de aula curricular. O estudo foi estruturado no sentido de se investigar por meio da aplicação das escalas sociais (LQOL-70, pré e pós-oficina de dança), a forma como os acadêmicos utilizam seu tempo livre, bem como a aceitação da atividade proposta. Por razão da pouca vivência e conhecimento desta prática mimética pelos acadêmicos, foi ministrada uma oficina de Dança de Salão “Sertanejo Universitário” e colhidas as opiniões dos participantes. Foram utilizados cinco procedimentos no estudo: aplicação da escala social LQOL-70, para analisar a perspectiva do lazer dos estudantes e uma escala social sobre o conhecimento e interesse quanto à dança; realização de uma oficina de Dança de Salão “Sertanejo Universitário”; aplicação de uma da escala social sobre a percepção da dança após a oficina; análise dos resultados obtidos; elaboração de um manual e de um vídeo didático com os movimentos básicos aplicados na oficina. Constatou-se que a maioria dos pesquisados expuseram vontade de praticar Dança de Salão “Sertanejo Universitário” ou outro estilo no futuro e, observou-se que a prática proposta no estudo, foi considerada uma atividade de lazer, apresentando-se, assim, uma oportunidade de ampliação das opções de lazer dos estudantes dos cursos da área tecnológica.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4225
_version_ 1805535755746934784
score 10,814766