Situação sociolinguística, cultural e étnica da Guiné-Bissau e suas implicações
O presente trabalho visa apresentar questões relacionadas com a situação sociolinguística da Guiné-Bissau e suas implicações, passando desde a constituição da identidade do sujeito guineense, interferindo no seu cotidiano, nas suas relações interpessoais, no seu desenvolvimento psicossocial,...
Autor principal: | Djau, Rachido |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4253 |
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peri-article-42532024-04-14T21:57:21Z Situação sociolinguística, cultural e étnica da Guiné-Bissau e suas implicações Djau, Rachido linguagem e praticas sociais, sociolinguística, ciências sociais, ciências humanas O presente trabalho visa apresentar questões relacionadas com a situação sociolinguística da Guiné-Bissau e suas implicações, passando desde a constituição da identidade do sujeito guineense, interferindo no seu cotidiano, nas suas relações interpessoais, no seu desenvolvimento psicossocial, educacional, etc., porque o sujeito guineense esta constantemente se construindo e reconstruindo perante os desafios (sociolinguístico, cultural e étnico) que o circundam.Por decisão meramente política de estabelecer a língua portuguesa como língua oficial do país, a sua situação agravou-se mais, desencadeando conflitos, preconceitos linguístico, criando hierarquia de status (fixação de lugares hierárquicos definidos nas relações sociais), excluindo os que não são alfabetizados em língua portuguesa e nem a dominam. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4253 10.3895/recit.v6.n14.4253 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 14 (2015); 111-124 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 14 (2015); 111-124 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 14 (2015); 111-124 2175-1846 10.3895/recit.v6.n14 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4253/Djau Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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O presente trabalho visa apresentar questões relacionadas com a situação sociolinguística da Guiné-Bissau e suas implicações, passando desde a constituição da identidade do sujeito guineense, interferindo no seu cotidiano, nas suas relações interpessoais, no seu desenvolvimento psicossocial, educacional, etc., porque o sujeito guineense esta constantemente se construindo e reconstruindo perante os desafios (sociolinguístico, cultural e étnico) que o circundam.Por decisão meramente política de estabelecer a língua portuguesa como língua oficial do país, a sua situação agravou-se mais, desencadeando conflitos, preconceitos linguístico, criando hierarquia de status (fixação de lugares hierárquicos definidos nas relações sociais), excluindo os que não são alfabetizados em língua portuguesa e nem a dominam. |
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