Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização

Este trabalho teve como objetivo investigar as ações que produzem aprendizado no interior organizacional. Verificou ainda que tais ações não são realizadas pelas organizações, mas pelos membros individuais que a compõe e se por um lado as organizações não possuem cérebro, por outro lado elas possuem...

ver descrição completa

Autor principal: Pereira de Jesus Jr, Hugo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4272
recordtype ojs
spelling peri-article-42722024-04-14T22:45:08Z Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização Pereira de Jesus Jr, Hugo Ciências Humanas Este trabalho teve como objetivo investigar as ações que produzem aprendizado no interior organizacional. Verificou ainda que tais ações não são realizadas pelas organizações, mas pelos membros individuais que a compõe e se por um lado as organizações não possuem cérebro, por outro lado elas possuem sistemas cognitivos, memórias e desenvolvem rotinas e procedimentos relativamente padronizados para lidar com problemas internos e externos. Apoiando-se na Teoria dos Estilos de Aprendizagem, Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria Sócio-Interacionista, Teoria da Criação do Conhecimento e na compreensão das Estruturas Cognitivas e de Memória Organizacional, proposta por Fleury e Fleury (2001) este trabalho buscou compreender as diferentes maneiras pelas quais as organizações efetivamente criam, convertem, registram e transmitem conhecimento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-11-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272 10.3895/recit.v7.n16.4272 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 7, n. 16 (2016); 1-17 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 7, n. 16 (2016); 1-17 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 7, n. 16 (2016); 1-17 2175-1846 10.3895/recit.v7.n16 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272/Hugo Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Pereira de Jesus Jr, Hugo
spellingShingle Pereira de Jesus Jr, Hugo
Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
author_sort Pereira de Jesus Jr, Hugo
title Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
title_short Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
title_full Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
title_fullStr Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
title_full_unstemmed Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
title_sort aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
description Este trabalho teve como objetivo investigar as ações que produzem aprendizado no interior organizacional. Verificou ainda que tais ações não são realizadas pelas organizações, mas pelos membros individuais que a compõe e se por um lado as organizações não possuem cérebro, por outro lado elas possuem sistemas cognitivos, memórias e desenvolvem rotinas e procedimentos relativamente padronizados para lidar com problemas internos e externos. Apoiando-se na Teoria dos Estilos de Aprendizagem, Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria Sócio-Interacionista, Teoria da Criação do Conhecimento e na compreensão das Estruturas Cognitivas e de Memória Organizacional, proposta por Fleury e Fleury (2001) este trabalho buscou compreender as diferentes maneiras pelas quais as organizações efetivamente criam, convertem, registram e transmitem conhecimento.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272
_version_ 1805535862180544512
score 10,814766