Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
Este trabalho teve como objetivo investigar as ações que produzem aprendizado no interior organizacional. Verificou ainda que tais ações não são realizadas pelas organizações, mas pelos membros individuais que a compõe e se por um lado as organizações não possuem cérebro, por outro lado elas possuem...
Autor principal: | Pereira de Jesus Jr, Hugo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4272 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-42722024-04-14T22:45:08Z Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização Pereira de Jesus Jr, Hugo Ciências Humanas Este trabalho teve como objetivo investigar as ações que produzem aprendizado no interior organizacional. Verificou ainda que tais ações não são realizadas pelas organizações, mas pelos membros individuais que a compõe e se por um lado as organizações não possuem cérebro, por outro lado elas possuem sistemas cognitivos, memórias e desenvolvem rotinas e procedimentos relativamente padronizados para lidar com problemas internos e externos. Apoiando-se na Teoria dos Estilos de Aprendizagem, Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria Sócio-Interacionista, Teoria da Criação do Conhecimento e na compreensão das Estruturas Cognitivas e de Memória Organizacional, proposta por Fleury e Fleury (2001) este trabalho buscou compreender as diferentes maneiras pelas quais as organizações efetivamente criam, convertem, registram e transmitem conhecimento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-11-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272 10.3895/recit.v7.n16.4272 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 7, n. 16 (2016); 1-17 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 7, n. 16 (2016); 1-17 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 7, n. 16 (2016); 1-17 2175-1846 10.3895/recit.v7.n16 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272/Hugo Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Pereira de Jesus Jr, Hugo |
spellingShingle |
Pereira de Jesus Jr, Hugo Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização |
author_sort |
Pereira de Jesus Jr, Hugo |
title |
Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização |
title_short |
Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização |
title_full |
Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização |
title_fullStr |
Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização |
title_sort |
aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização |
description |
Este trabalho teve como objetivo investigar as ações que produzem aprendizado no interior organizacional. Verificou ainda que tais ações não são realizadas pelas organizações, mas pelos membros individuais que a compõe e se por um lado as organizações não possuem cérebro, por outro lado elas possuem sistemas cognitivos, memórias e desenvolvem rotinas e procedimentos relativamente padronizados para lidar com problemas internos e externos. Apoiando-se na Teoria dos Estilos de Aprendizagem, Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria Sócio-Interacionista, Teoria da Criação do Conhecimento e na compreensão das Estruturas Cognitivas e de Memória Organizacional, proposta por Fleury e Fleury (2001) este trabalho buscou compreender as diferentes maneiras pelas quais as organizações efetivamente criam, convertem, registram e transmitem conhecimento. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272 |
_version_ |
1805535862180544512 |
score |
10,814766 |