Software glossário de informática com aplicação de libras e de tecnologia de captura de movimento 3D

Este projeto tem por objetivo desenvolver um software glossário bilíngue de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e português, voltado para a área de informática através de uma captura de movimento em 3D, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPQ). Tev...

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Principais autores: de Paulo Giroto, Bruno, Yamada Terada, Jéssica Tiemi, Flor da Rosa, Vanderley, Dechandt Brochado, Sonia Maria
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4365
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spelling peri-article-43652024-04-14T22:45:00Z Software glossário de informática com aplicação de libras e de tecnologia de captura de movimento 3D de Paulo Giroto, Bruno Yamada Terada, Jéssica Tiemi Flor da Rosa, Vanderley Dechandt Brochado, Sonia Maria Engenharias, Tecnologia; Ciências Humanas, Educação Este projeto tem por objetivo desenvolver um software glossário bilíngue de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e português, voltado para a área de informática através de uma captura de movimento em 3D, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPQ). Teve origem na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho, e como instituição colaboradora, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Cornélio Procópio. Nesse trabalho será discutido qual a melhor tecnologia acessível para a captura de movimentos, principalmente das mãos, dentre elas se encontra Kinect, luvas com sensores de movimento e Câmeras da Vicon com captação de movimento. Após essas pesquisas serem colocadas em prática com testes, foi concluído que as câmeras Vicon seriam o mais adequado para a realização do projeto, as câmeras são capazes de captar os movimentos em tempo real de uma pessoa fazendo um sinal em Libras e transformá-la em um esqueleto e posteriormente um avatar que repete exatamente o mesmo sinal. Utilizando os softwares livres Makehuman para caracterizar o avatar e Blender para animar o mesmo e renderizá-lo em formato vídeo. Finalizando o processo, será desenvolvido um software sinalário na IDE Visual Studio 2013 com todo acesso as palavras da informática, em conjunto dos vídeos da sinalização, significado e exemplo de frase. Com o sinalário de informática, é possível suprir a demanda da comunidade surda por soluções que incluam a mesma no meio da informática.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4365 10.3895/recit.v8.n17.4365 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017); p 27-40 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017); p 27-40 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017); p 27-40 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4365/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
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