A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira
Este artigo busca analisar o processo histórico de construção do princípio da gestão democrática do ensino público na legislação educacional vigente e os diferentes significados que disputam este campo, a par da trajetória da democracia e das características do Estado Brasileiro. Neste percurso evid...
Autor principal: | Drabach, Neila Pedrotti |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/4594 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4594 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-45942017-05-08T23:55:21Z A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira Drabach, Neila Pedrotti Educação; Administração Educacional Gestão Democrática; Estado; Legislação Educacional Este artigo busca analisar o processo histórico de construção do princípio da gestão democrática do ensino público na legislação educacional vigente e os diferentes significados que disputam este campo, a par da trajetória da democracia e das características do Estado Brasileiro. Neste percurso evidencia-se de que forma os acontecimentos políticos e econômicos da década de 1990 ressignificam a proposta de gestão democrática, ou seja, quais os princípios e fundamentos da gestão educacional e escolar assumem novos significados, resultando em um desencontro entre o que a sociedade civil reivindicava na década de 1980 e o que de fato se materializou na política educacional da década de 1990. A trajetória histórica ensejada neste artigo cumpre, acima de tudo, o objetivo de evidenciar o processo de construção dos preceitos legais que orientam as políticas públicas no campo educacional. Este percurso permite observar que a construção da legislação educacional não se restringe a formalismos e aparatos normativos, mas é, sobretudo em uma sociedade de classes, resultado de uma luta histórica regada por interesses e práticas contraditórias. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/4594 10.3895/rtr.v1n2.4594 Revista Transmutare; v. 1, n. 2 (2016) 2525-6475 10.3895/rtr.v1n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/4594/3436 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Drabach, Neila Pedrotti |
spellingShingle |
Drabach, Neila Pedrotti A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira |
author_sort |
Drabach, Neila Pedrotti |
title |
A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira |
title_short |
A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira |
title_full |
A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira |
title_fullStr |
A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira |
title_full_unstemmed |
A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira |
title_sort |
trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira |
description |
Este artigo busca analisar o processo histórico de construção do princípio da gestão democrática do ensino público na legislação educacional vigente e os diferentes significados que disputam este campo, a par da trajetória da democracia e das características do Estado Brasileiro. Neste percurso evidencia-se de que forma os acontecimentos políticos e econômicos da década de 1990 ressignificam a proposta de gestão democrática, ou seja, quais os princípios e fundamentos da gestão educacional e escolar assumem novos significados, resultando em um desencontro entre o que a sociedade civil reivindicava na década de 1980 e o que de fato se materializou na política educacional da década de 1990. A trajetória histórica ensejada neste artigo cumpre, acima de tudo, o objetivo de evidenciar o processo de construção dos preceitos legais que orientam as políticas públicas no campo educacional. Este percurso permite observar que a construção da legislação educacional não se restringe a formalismos e aparatos normativos, mas é, sobretudo em uma sociedade de classes, resultado de uma luta histórica regada por interesses e práticas contraditórias. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/4594 |
_version_ |
1805294214948323328 |
score |
10,814766 |