A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira

Este artigo busca analisar o processo histórico de construção do princípio da gestão democrática do ensino público na legislação educacional vigente e os diferentes significados que disputam este campo, a par da trajetória da democracia e das características do Estado Brasileiro. Neste percurso evid...

ver descrição completa

Autor principal: Drabach, Neila Pedrotti
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/4594
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4594
recordtype ojs
spelling peri-article-45942017-05-08T23:55:21Z A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira Drabach, Neila Pedrotti Educação; Administração Educacional Gestão Democrática; Estado; Legislação Educacional Este artigo busca analisar o processo histórico de construção do princípio da gestão democrática do ensino público na legislação educacional vigente e os diferentes significados que disputam este campo, a par da trajetória da democracia e das características do Estado Brasileiro. Neste percurso evidencia-se de que forma os acontecimentos políticos e econômicos da década de 1990 ressignificam a proposta de gestão democrática, ou seja, quais os princípios e fundamentos da gestão educacional e escolar assumem novos significados, resultando em um desencontro entre o que a sociedade civil reivindicava na década de 1980 e o que de fato se materializou na política educacional da década de 1990. A trajetória histórica ensejada neste artigo cumpre, acima de tudo, o objetivo de evidenciar o processo de construção dos preceitos legais que orientam as políticas públicas no campo educacional. Este percurso permite observar que a construção da legislação educacional não se restringe a formalismos e aparatos normativos, mas é, sobretudo em uma sociedade de classes, resultado de uma luta histórica regada por interesses e práticas contraditórias. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/4594 10.3895/rtr.v1n2.4594 Revista Transmutare; v. 1, n. 2 (2016) 2525-6475 10.3895/rtr.v1n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/4594/3436 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Drabach, Neila Pedrotti
spellingShingle Drabach, Neila Pedrotti
A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira
author_sort Drabach, Neila Pedrotti
title A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira
title_short A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira
title_full A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira
title_fullStr A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira
title_full_unstemmed A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira
title_sort trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira
description Este artigo busca analisar o processo histórico de construção do princípio da gestão democrática do ensino público na legislação educacional vigente e os diferentes significados que disputam este campo, a par da trajetória da democracia e das características do Estado Brasileiro. Neste percurso evidencia-se de que forma os acontecimentos políticos e econômicos da década de 1990 ressignificam a proposta de gestão democrática, ou seja, quais os princípios e fundamentos da gestão educacional e escolar assumem novos significados, resultando em um desencontro entre o que a sociedade civil reivindicava na década de 1980 e o que de fato se materializou na política educacional da década de 1990. A trajetória histórica ensejada neste artigo cumpre, acima de tudo, o objetivo de evidenciar o processo de construção dos preceitos legais que orientam as políticas públicas no campo educacional. Este percurso permite observar que a construção da legislação educacional não se restringe a formalismos e aparatos normativos, mas é, sobretudo em uma sociedade de classes, resultado de uma luta histórica regada por interesses e práticas contraditórias.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/4594
_version_ 1805294214948323328
score 10,814766