IDENTIFICAÇÃO DO GRAU DE TURBULÊNCIA DO MERCADO CALÇADISTA: ANÁLISE POR MEIO DE UM SURVEY NOS PÓLOS DE FRANCA, BIRIGUI E JAÚ
O padrão de concorrência, entre outras características do mercado calçadista, vem passando por mudanças expressivas nas últimas décadas, o que aumenta a turbulência do mercado. O presente artigo tem o objetivo de identificar os níveis de turbulência do mercado em empresas calçadistas dos pólos de Fr...
Principais autores: | Bachega, Stella Jacyszyn, Filho, Moacir Godinho |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2007
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/46 |
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peri-article-462008-10-24T16:27:56Z IDENTIFICAÇÃO DO GRAU DE TURBULÊNCIA DO MERCADO CALÇADISTA: ANÁLISE POR MEIO DE UM SURVEY NOS PÓLOS DE FRANCA, BIRIGUI E JAÚ Bachega, Stella Jacyszyn Filho, Moacir Godinho O padrão de concorrência, entre outras características do mercado calçadista, vem passando por mudanças expressivas nas últimas décadas, o que aumenta a turbulência do mercado. O presente artigo tem o objetivo de identificar os níveis de turbulência do mercado em empresas calçadistas dos pólos de Franca (calçados masculinos), Birigui (calçados infantis) e Jaú (calçados femininos), por meio do uso de uma adaptação dos trabalhos de Pine II (1993) e Sharifi e Zhang (1999) proposta por Godinho Filho e Fernandes (2006) e Godinho Filho (2004). O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa de avaliação, também conhecida como survey. Foram entrevistadas 30 empresas, sendo que apenas 29 responderam o questionário. Dentre os resultados obtidos, observou-se que a maioria das empresas entrevistadas encontra-se no nível de turbulência média-alta; também os fatores que mais contribuem para este nível de turbulência foram identificados. Este trabalho contribui para o setor calçadista, fornecendo informações sobre a turbulência do mercado e também se constitui em um impulsionador de pesquisas neste tema e neste setor da economia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2007-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/46 10.3895/S1808-04482007000400007 Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 4 (2007) 1808-0448 10.3895/S1808-044820070004 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/46/43 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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O padrão de concorrência, entre outras características do mercado calçadista, vem passando por mudanças expressivas nas últimas décadas, o que aumenta a turbulência do mercado. O presente artigo tem o objetivo de identificar os níveis de turbulência do mercado em empresas calçadistas dos pólos de Franca (calçados masculinos), Birigui (calçados infantis) e Jaú (calçados femininos), por meio do uso de uma adaptação dos trabalhos de Pine II (1993) e Sharifi e Zhang (1999) proposta por Godinho Filho e Fernandes (2006) e Godinho Filho (2004). O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa de avaliação, também conhecida como survey. Foram entrevistadas 30 empresas, sendo que apenas 29 responderam o questionário. Dentre os resultados obtidos, observou-se que a maioria das empresas entrevistadas encontra-se no nível de turbulência média-alta; também os fatores que mais contribuem para este nível de turbulência foram identificados. Este trabalho contribui para o setor calçadista, fornecendo informações sobre a turbulência do mercado e também se constitui em um impulsionador de pesquisas neste tema e neste setor da economia. |
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