Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química

A química é considerada por muitos alunos uma disciplina monótona, maçante, tradicionalista e muitas vezes desligada do cotidiano em que vivem. Portanto, alternativas pedagógicas estão sendo buscadas para mudar essa realidade, e dentre elas as atividades lúdicas estão em plena ascensão, devido sua f...

ver descrição completa

Principais autores: Vaniski, Rosane, Charles Brandão, Henry Albert David Naidoo Terrozo Mendonça, de Souza, Sirlei Patrícia
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4704
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4704
recordtype ojs
spelling peri-article-47042024-04-14T22:45:02Z Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química Vaniski, Rosane Charles Brandão, Henry Albert David Naidoo Terrozo Mendonça de Souza, Sirlei Patrícia 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino atividade; jogo; lúdico; pesquisa A química é considerada por muitos alunos uma disciplina monótona, maçante, tradicionalista e muitas vezes desligada do cotidiano em que vivem. Portanto, alternativas pedagógicas estão sendo buscadas para mudar essa realidade, e dentre elas as atividades lúdicas estão em plena ascensão, devido sua facilidade de aplicação e resultados obtidos. Desta forma, este artigo teve por objetivo avaliar as influências das atividades lúdicas no ensino da química, analisando o aprendizado dos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio regular. Realizou-se a pesquisa no período noturno em uma Escola Estadual do Município de Santa Helena/PR, fazendo uma comparação entre a aprendizagem com outra turma nas mesmas condições. Sendo assim fez-se uso da pesquisa comparativa entre a metodologia expositiva tradicional e a metodologia lúdica, utilizando-se para a coleta de dados avaliação escrita após a atividade lúdica. Com este estudo pretendeu-se analisar o aprendizado, de forma dinâmica e motivacional, sendo que, por meio dos resultados obtidos percebeu-se que a ludicidade interferiu no aprendizado da química, melhorando-o. Além de desenvolver um ambiente motivador, que proporcionou maior interesse e criatividade dos estudantes. Palavras-chave: atividade; jogo; lúdico; pesquisa.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4704 10.3895/recit.v8.n17.4704 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4704/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Vaniski, Rosane
Charles Brandão, Henry Albert David Naidoo Terrozo Mendonça
de Souza, Sirlei Patrícia
spellingShingle Vaniski, Rosane
Charles Brandão, Henry Albert David Naidoo Terrozo Mendonça
de Souza, Sirlei Patrícia
Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
author_sort Vaniski, Rosane
title Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
title_short Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
title_full Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
title_fullStr Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
title_full_unstemmed Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
title_sort influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
description A química é considerada por muitos alunos uma disciplina monótona, maçante, tradicionalista e muitas vezes desligada do cotidiano em que vivem. Portanto, alternativas pedagógicas estão sendo buscadas para mudar essa realidade, e dentre elas as atividades lúdicas estão em plena ascensão, devido sua facilidade de aplicação e resultados obtidos. Desta forma, este artigo teve por objetivo avaliar as influências das atividades lúdicas no ensino da química, analisando o aprendizado dos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio regular. Realizou-se a pesquisa no período noturno em uma Escola Estadual do Município de Santa Helena/PR, fazendo uma comparação entre a aprendizagem com outra turma nas mesmas condições. Sendo assim fez-se uso da pesquisa comparativa entre a metodologia expositiva tradicional e a metodologia lúdica, utilizando-se para a coleta de dados avaliação escrita após a atividade lúdica. Com este estudo pretendeu-se analisar o aprendizado, de forma dinâmica e motivacional, sendo que, por meio dos resultados obtidos percebeu-se que a ludicidade interferiu no aprendizado da química, melhorando-o. Além de desenvolver um ambiente motivador, que proporcionou maior interesse e criatividade dos estudantes. Palavras-chave: atividade; jogo; lúdico; pesquisa. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4704
_version_ 1805535869751263232
score 10,814766