ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES
Este trabalho faz uma análise dos principais terminais portuários brasileiro, especialmente no porto de Santos, em São Paulo, relacionado com automação das operações portuárias na movimentação de contêineres. O trabalho foi realizado através de pesquisa em campo para levantamento da situação atual d...
Principais autores: | Moura, Delmo Alves, Patrício, Marcelo, Botter, Rui Carlos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4706 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4706 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-47062017-04-03T19:56:21Z ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES Moura, Delmo Alves Patrício, Marcelo Botter, Rui Carlos sistemas logísticos;gestão portuária;automação Gestão Portuária;automação portos;logística Este trabalho faz uma análise dos principais terminais portuários brasileiro, especialmente no porto de Santos, em São Paulo, relacionado com automação das operações portuárias na movimentação de contêineres. O trabalho foi realizado através de pesquisa em campo para levantamento da situação atual dos terminais em Santos visando descrever o grau de automação na movimentação, transbordo e armazenagem de contêineres. A pesquisa foi realizada através de um questionário em campo e se realizou uma revisão sobre o tema, assim como utilizou-se de benchmarking internacional para se ter parâmetro de automação portuária internacional. Buscou-se fazer uma varredura na literatura que aborda o tema para se fundamentar teoricamente. O artigo relata os principais itens para se levado em consideração no processo de automação de terminais portuários, tomando como referência a capacidade de transporte dos navios em TEUs (contêineres de vinte polegadas). A relação entre os tamanhos dos navios (capacidade de transporte) dos equipamentos encontrados nos terminais para realizar as operações de carregamento de descarregamento, com maior eficiência e eficácia operacional. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4706 10.3895/gi.v12n4.4706 Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 4 (2016) 1808-0448 10.3895/gi.v12n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4706/3515 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Moura, Delmo Alves Patrício, Marcelo Botter, Rui Carlos |
spellingShingle |
Moura, Delmo Alves Patrício, Marcelo Botter, Rui Carlos ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES |
author_sort |
Moura, Delmo Alves |
title |
ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES |
title_short |
ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES |
title_full |
ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES |
title_fullStr |
ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES |
title_sort |
anÁlise da automaÇÃo de terminais portuÁrios de contÊineres |
description |
Este trabalho faz uma análise dos principais terminais portuários brasileiro, especialmente no porto de Santos, em São Paulo, relacionado com automação das operações portuárias na movimentação de contêineres. O trabalho foi realizado através de pesquisa em campo para levantamento da situação atual dos terminais em Santos visando descrever o grau de automação na movimentação, transbordo e armazenagem de contêineres. A pesquisa foi realizada através de um questionário em campo e se realizou uma revisão sobre o tema, assim como utilizou-se de benchmarking internacional para se ter parâmetro de automação portuária internacional. Buscou-se fazer uma varredura na literatura que aborda o tema para se fundamentar teoricamente. O artigo relata os principais itens para se levado em consideração no processo de automação de terminais portuários, tomando como referência a capacidade de transporte dos navios em TEUs (contêineres de vinte polegadas). A relação entre os tamanhos dos navios (capacidade de transporte) dos equipamentos encontrados nos terminais para realizar as operações de carregamento de descarregamento, com maior eficiência e eficácia operacional. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4706 |
_version_ |
1805291268534697984 |
score |
10,814766 |