ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES

Este trabalho faz uma análise dos principais terminais portuários brasileiro, especialmente no porto de Santos, em São Paulo, relacionado com automação das operações portuárias na movimentação de contêineres. O trabalho foi realizado através de pesquisa em campo para levantamento da situação atual d...

ver descrição completa

Principais autores: Moura, Delmo Alves, Patrício, Marcelo, Botter, Rui Carlos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4706
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4706
recordtype ojs
spelling peri-article-47062017-04-03T19:56:21Z ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES Moura, Delmo Alves Patrício, Marcelo Botter, Rui Carlos sistemas logísticos;gestão portuária;automação Gestão Portuária;automação portos;logística Este trabalho faz uma análise dos principais terminais portuários brasileiro, especialmente no porto de Santos, em São Paulo, relacionado com automação das operações portuárias na movimentação de contêineres. O trabalho foi realizado através de pesquisa em campo para levantamento da situação atual dos terminais em Santos visando descrever o grau de automação na movimentação, transbordo e armazenagem de contêineres. A pesquisa foi realizada através de um questionário em campo e se realizou uma revisão sobre o tema, assim como utilizou-se de benchmarking internacional para se ter parâmetro de automação portuária internacional. Buscou-se fazer uma varredura na literatura que aborda o tema para se fundamentar teoricamente. O artigo relata os principais itens para se levado em consideração no processo de automação de terminais portuários, tomando como referência a capacidade de transporte dos navios em TEUs (contêineres de vinte polegadas). A relação entre os tamanhos dos navios (capacidade de transporte) dos equipamentos encontrados nos terminais para realizar as operações de carregamento de descarregamento, com maior eficiência e eficácia operacional.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4706 10.3895/gi.v12n4.4706 Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 4 (2016) 1808-0448 10.3895/gi.v12n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4706/3515 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Moura, Delmo Alves
Patrício, Marcelo
Botter, Rui Carlos
spellingShingle Moura, Delmo Alves
Patrício, Marcelo
Botter, Rui Carlos
ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES
author_sort Moura, Delmo Alves
title ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES
title_short ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES
title_full ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES
title_fullStr ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES
title_full_unstemmed ANÁLISE DA AUTOMAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS DE CONTÊINERES
title_sort anÁlise da automaÇÃo de terminais portuÁrios de contÊineres
description Este trabalho faz uma análise dos principais terminais portuários brasileiro, especialmente no porto de Santos, em São Paulo, relacionado com automação das operações portuárias na movimentação de contêineres. O trabalho foi realizado através de pesquisa em campo para levantamento da situação atual dos terminais em Santos visando descrever o grau de automação na movimentação, transbordo e armazenagem de contêineres. A pesquisa foi realizada através de um questionário em campo e se realizou uma revisão sobre o tema, assim como utilizou-se de benchmarking internacional para se ter parâmetro de automação portuária internacional. Buscou-se fazer uma varredura na literatura que aborda o tema para se fundamentar teoricamente. O artigo relata os principais itens para se levado em consideração no processo de automação de terminais portuários, tomando como referência a capacidade de transporte dos navios em TEUs (contêineres de vinte polegadas). A relação entre os tamanhos dos navios (capacidade de transporte) dos equipamentos encontrados nos terminais para realizar as operações de carregamento de descarregamento, com maior eficiência e eficácia operacional. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4706
_version_ 1805291268534697984
score 10,814766