A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão”

ResumoEste artigo tem como finalidade avaliar a compatibilidade entre a sétima arte e o Direito metodologicamente, tendo como alicerce a primazia da imagem em nossa sociedade contemporânea, como elemento difuso de comunicação em relação à cultura escrita. O cinema patrocina a prática da argumentação...

ver descrição completa

Principais autores: Curan, Fábio Henrique, Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4717
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4717
recordtype ojs
spelling peri-article-47172024-04-14T22:44:50Z A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão” Curan, Fábio Henrique Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Educação Cinema; direito; didática ResumoEste artigo tem como finalidade avaliar a compatibilidade entre a sétima arte e o Direito metodologicamente, tendo como alicerce a primazia da imagem em nossa sociedade contemporânea, como elemento difuso de comunicação em relação à cultura escrita. O cinema patrocina a prática da argumentação, da análise, de questionamentos, de interpretação e considerações através das mais variadas abordagens da problemática jurídica; e sugerem motes políticos, sociais e éticos aos discentes, instigando uma maior eficácia do exercício operacional da inteligência, da ampliação de visão de mundo e do exercício do pensamento crítico. Desta forma, o presente artigo tem por escopo assegurar a relevância do cinema como utensílio eficaz para impulsionar o raciocínio jurídico, agregando-o com a realidade social e colaborando para o desenvolvimento da consciência cidadã, substancialmente adotando por baseamento o filme “Doze Anos de Escravidão”. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) UAB / CAPES 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4717 10.3895/recit.v8.n19.4717 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4717/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Curan, Fábio Henrique
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
spellingShingle Curan, Fábio Henrique
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão”
author_sort Curan, Fábio Henrique
title A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão”
title_short A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão”
title_full A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão”
title_fullStr A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão”
title_full_unstemmed A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão”
title_sort sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão”
description ResumoEste artigo tem como finalidade avaliar a compatibilidade entre a sétima arte e o Direito metodologicamente, tendo como alicerce a primazia da imagem em nossa sociedade contemporânea, como elemento difuso de comunicação em relação à cultura escrita. O cinema patrocina a prática da argumentação, da análise, de questionamentos, de interpretação e considerações através das mais variadas abordagens da problemática jurídica; e sugerem motes políticos, sociais e éticos aos discentes, instigando uma maior eficácia do exercício operacional da inteligência, da ampliação de visão de mundo e do exercício do pensamento crítico. Desta forma, o presente artigo tem por escopo assegurar a relevância do cinema como utensílio eficaz para impulsionar o raciocínio jurídico, agregando-o com a realidade social e colaborando para o desenvolvimento da consciência cidadã, substancialmente adotando por baseamento o filme “Doze Anos de Escravidão”.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4717
_version_ 1805535770352549888
score 10,814766