A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão”
ResumoEste artigo tem como finalidade avaliar a compatibilidade entre a sétima arte e o Direito metodologicamente, tendo como alicerce a primazia da imagem em nossa sociedade contemporânea, como elemento difuso de comunicação em relação à cultura escrita. O cinema patrocina a prática da argumentação...
Principais autores: | Curan, Fábio Henrique, Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4717 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4717 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-47172024-04-14T22:44:50Z A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão” Curan, Fábio Henrique Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Educação Cinema; direito; didática ResumoEste artigo tem como finalidade avaliar a compatibilidade entre a sétima arte e o Direito metodologicamente, tendo como alicerce a primazia da imagem em nossa sociedade contemporânea, como elemento difuso de comunicação em relação à cultura escrita. O cinema patrocina a prática da argumentação, da análise, de questionamentos, de interpretação e considerações através das mais variadas abordagens da problemática jurídica; e sugerem motes políticos, sociais e éticos aos discentes, instigando uma maior eficácia do exercício operacional da inteligência, da ampliação de visão de mundo e do exercício do pensamento crítico. Desta forma, o presente artigo tem por escopo assegurar a relevância do cinema como utensílio eficaz para impulsionar o raciocínio jurídico, agregando-o com a realidade social e colaborando para o desenvolvimento da consciência cidadã, substancialmente adotando por baseamento o filme “Doze Anos de Escravidão”. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) UAB / CAPES 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4717 10.3895/recit.v8.n19.4717 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4717/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Curan, Fábio Henrique Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
spellingShingle |
Curan, Fábio Henrique Nicodem, Maria Fatima Menegazzo A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão” |
author_sort |
Curan, Fábio Henrique |
title |
A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão” |
title_short |
A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão” |
title_full |
A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão” |
title_fullStr |
A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão” |
title_full_unstemmed |
A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão” |
title_sort |
sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra fílmica “12 anos de escravidão” |
description |
ResumoEste artigo tem como finalidade avaliar a compatibilidade entre a sétima arte e o Direito metodologicamente, tendo como alicerce a primazia da imagem em nossa sociedade contemporânea, como elemento difuso de comunicação em relação à cultura escrita. O cinema patrocina a prática da argumentação, da análise, de questionamentos, de interpretação e considerações através das mais variadas abordagens da problemática jurídica; e sugerem motes políticos, sociais e éticos aos discentes, instigando uma maior eficácia do exercício operacional da inteligência, da ampliação de visão de mundo e do exercício do pensamento crítico. Desta forma, o presente artigo tem por escopo assegurar a relevância do cinema como utensílio eficaz para impulsionar o raciocínio jurídico, agregando-o com a realidade social e colaborando para o desenvolvimento da consciência cidadã, substancialmente adotando por baseamento o filme “Doze Anos de Escravidão”. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4717 |
_version_ |
1805535770352549888 |
score |
10,814766 |