A importância das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar
ResumoO objetivo desta pesquisa foi investigar porque as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem e devem ser inseridas no cotidiano do ambiente escolar. O objetivo foi analisar se no contexto escolar o uso das tecnologias da informação e comunicação apoia o processo de ensino-aprendizag...
Principais autores: | Furlan, Marcos Vinicius Garcia, Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4720 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4720 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-47202024-04-14T22:44:50Z A importância das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar Furlan, Marcos Vinicius Garcia Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Educação Tecnologias de Informação e Comunicação; Ensino-aprendizagem; Ambiente Escolar. ResumoO objetivo desta pesquisa foi investigar porque as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem e devem ser inseridas no cotidiano do ambiente escolar. O objetivo foi analisar se no contexto escolar o uso das tecnologias da informação e comunicação apoia o processo de ensino-aprendizagem. Como pesquisa de campo, foram distribuídos questionários para alguns professores como forma de investigação sobre o tema apurando o que pensam sobre o a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na escola. Também faz-se referência a ação do professor no sentido de aliar as novas tecnologias às metodologias utilizadas em sala de aula, como forma de melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. Enfoca o fato dos alunos do hoje já crescerem informatizados, o que torna necessário que professores e demais profissionais se qualifiquem e usem as Tecnologias de informação e Comunicação como ferramenta educacional. As TICs devem ser usadas no processo de ensino-aprendizagem, daí a importância de atividades bem elaboradas e planejadas. Dessa forma, as TICs não podem ser vistas como algo que vai resolver todos os problemas educacionais atuais, mas sim como um elemento que possa contribuir com a construção do conhecimento no educando. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) UAB / CAPES 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4720 10.3895/recit.v8.n19.4720 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4720/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Furlan, Marcos Vinicius Garcia Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
spellingShingle |
Furlan, Marcos Vinicius Garcia Nicodem, Maria Fatima Menegazzo A importância das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar |
author_sort |
Furlan, Marcos Vinicius Garcia |
title |
A importância das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar |
title_short |
A importância das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar |
title_full |
A importância das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar |
title_fullStr |
A importância das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
A importância das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar |
title_sort |
importância das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar |
description |
ResumoO objetivo desta pesquisa foi investigar porque as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem e devem ser inseridas no cotidiano do ambiente escolar. O objetivo foi analisar se no contexto escolar o uso das tecnologias da informação e comunicação apoia o processo de ensino-aprendizagem. Como pesquisa de campo, foram distribuídos questionários para alguns professores como forma de investigação sobre o tema apurando o que pensam sobre o a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na escola. Também faz-se referência a ação do professor no sentido de aliar as novas tecnologias às metodologias utilizadas em sala de aula, como forma de melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. Enfoca o fato dos alunos do hoje já crescerem informatizados, o que torna necessário que professores e demais profissionais se qualifiquem e usem as Tecnologias de informação e Comunicação como ferramenta educacional. As TICs devem ser usadas no processo de ensino-aprendizagem, daí a importância de atividades bem elaboradas e planejadas. Dessa forma, as TICs não podem ser vistas como algo que vai resolver todos os problemas educacionais atuais, mas sim como um elemento que possa contribuir com a construção do conhecimento no educando. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4720 |
_version_ |
1805535770854817792 |
score |
10,814766 |