O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem

ResumoO presente artigo faz parte do trabalho de conclusão de curso de especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná e aborda a utilização das fontes históricas como recurso metodológico mediador e facilitador do processo de ensino-aprendiza...

ver descrição completa

Principais autores: Jasper, Tamara Franciele, Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4725
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4725
recordtype ojs
spelling peri-article-47252024-04-14T22:44:45Z O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem Jasper, Tamara Franciele Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Educação fontes históricas; metodologia; aprendizagem. ResumoO presente artigo faz parte do trabalho de conclusão de curso de especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná e aborda a utilização das fontes históricas como recurso metodológico mediador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, considerando as atuais circunstâncias e transformações ocorridas na tecnologia, na sociedade e no ensino. O desenvolvimento cognitivo demanda não somente da maturação neurológica do indivíduo, mas também é fruto de suas interações e experiências. Assim, a educação ocorre em decorrência do trabalho realizado em conjunto com a família, escola, alunos e poder público. Porém, especificamente no momento da aula, o educador pode e deve buscar alternativas para proporcionar situações onde se favoreça a aprendizagem significativa desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, contribuindo na formação de sujeitos históricos, cidadãos críticos e atuantes. Desta forma, o conhecimento histórico não deve estar limitado ao ensino metódico do século XIX, ao contrário, deve instigar a análise e discussão, possibilitando a formação de cidadãos críticos, rompendo a barreira dos muros escolares. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) UAB / CAPES 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4725 10.3895/recit.v8.n21.4725 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 pt Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Jasper, Tamara Franciele
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
spellingShingle Jasper, Tamara Franciele
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem
author_sort Jasper, Tamara Franciele
title O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem
title_short O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem
title_full O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem
title_fullStr O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem
title_sort o uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem
description ResumoO presente artigo faz parte do trabalho de conclusão de curso de especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná e aborda a utilização das fontes históricas como recurso metodológico mediador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, considerando as atuais circunstâncias e transformações ocorridas na tecnologia, na sociedade e no ensino. O desenvolvimento cognitivo demanda não somente da maturação neurológica do indivíduo, mas também é fruto de suas interações e experiências. Assim, a educação ocorre em decorrência do trabalho realizado em conjunto com a família, escola, alunos e poder público. Porém, especificamente no momento da aula, o educador pode e deve buscar alternativas para proporcionar situações onde se favoreça a aprendizagem significativa desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, contribuindo na formação de sujeitos históricos, cidadãos críticos e atuantes. Desta forma, o conhecimento histórico não deve estar limitado ao ensino metódico do século XIX, ao contrário, deve instigar a análise e discussão, possibilitando a formação de cidadãos críticos, rompendo a barreira dos muros escolares.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4725
_version_ 1805535870767333376
score 10,814766