O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem
ResumoO presente artigo faz parte do trabalho de conclusão de curso de especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná e aborda a utilização das fontes históricas como recurso metodológico mediador e facilitador do processo de ensino-aprendiza...
Principais autores: | Jasper, Tamara Franciele, Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4725 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4725 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-47252024-04-14T22:44:45Z O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem Jasper, Tamara Franciele Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Educação fontes históricas; metodologia; aprendizagem. ResumoO presente artigo faz parte do trabalho de conclusão de curso de especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná e aborda a utilização das fontes históricas como recurso metodológico mediador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, considerando as atuais circunstâncias e transformações ocorridas na tecnologia, na sociedade e no ensino. O desenvolvimento cognitivo demanda não somente da maturação neurológica do indivíduo, mas também é fruto de suas interações e experiências. Assim, a educação ocorre em decorrência do trabalho realizado em conjunto com a família, escola, alunos e poder público. Porém, especificamente no momento da aula, o educador pode e deve buscar alternativas para proporcionar situações onde se favoreça a aprendizagem significativa desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, contribuindo na formação de sujeitos históricos, cidadãos críticos e atuantes. Desta forma, o conhecimento histórico não deve estar limitado ao ensino metódico do século XIX, ao contrário, deve instigar a análise e discussão, possibilitando a formação de cidadãos críticos, rompendo a barreira dos muros escolares. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) UAB / CAPES 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4725 10.3895/recit.v8.n21.4725 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 pt Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Jasper, Tamara Franciele Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
spellingShingle |
Jasper, Tamara Franciele Nicodem, Maria Fatima Menegazzo O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem |
author_sort |
Jasper, Tamara Franciele |
title |
O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem |
title_short |
O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem |
title_full |
O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem |
title_fullStr |
O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem |
title_sort |
o uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem |
description |
ResumoO presente artigo faz parte do trabalho de conclusão de curso de especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná e aborda a utilização das fontes históricas como recurso metodológico mediador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, considerando as atuais circunstâncias e transformações ocorridas na tecnologia, na sociedade e no ensino. O desenvolvimento cognitivo demanda não somente da maturação neurológica do indivíduo, mas também é fruto de suas interações e experiências. Assim, a educação ocorre em decorrência do trabalho realizado em conjunto com a família, escola, alunos e poder público. Porém, especificamente no momento da aula, o educador pode e deve buscar alternativas para proporcionar situações onde se favoreça a aprendizagem significativa desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, contribuindo na formação de sujeitos históricos, cidadãos críticos e atuantes. Desta forma, o conhecimento histórico não deve estar limitado ao ensino metódico do século XIX, ao contrário, deve instigar a análise e discussão, possibilitando a formação de cidadãos críticos, rompendo a barreira dos muros escolares. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4725 |
_version_ |
1805535870767333376 |
score |
10,814766 |