Objeto de Aprendizagem de Números Complexos com aplicações na área técnica em eletroeletrônica

Neste artigo, apresentamos resultado de uma pesquisa de Mestrado, apoiada pelo Projeto de Pesquisa “Objetos de aprendizagem para o ensino de matemática na Educação Profissional Técnica de Nível Médio”, edital 13/2012, financiado pela FAPEMIG, sendo desenvolvido no período 2012/ 2016.  O Objeto de Ap...

ver descrição completa

Principais autores: Pinto, José Eustáquio, Laudares, João Bosco
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4775
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4775
recordtype ojs
spelling peri-article-47752017-03-06T18:39:23Z Objeto de Aprendizagem de Números Complexos com aplicações na área técnica em eletroeletrônica Pinto, José Eustáquio Laudares, João Bosco Matemática; Matemática Aplicada; Geometria Algébrica Informática; Objetos de Aprendizagem; Números Complexos Neste artigo, apresentamos resultado de uma pesquisa de Mestrado, apoiada pelo Projeto de Pesquisa “Objetos de aprendizagem para o ensino de matemática na Educação Profissional Técnica de Nível Médio”, edital 13/2012, financiado pela FAPEMIG, sendo desenvolvido no período 2012/ 2016.  O Objeto de Aprendizagem, denominado “Descomplicando os complexos”, foi criado em apoio ao professor de matemática e aos estudantes do ensino médio e técnico. Foi estruturado em seis atividades, sendo as duas primeiras sem aplicações técnicas, de forma a atender estudantes do ensino médio regular, e as demais direcionadas aos cursos médios profissionais técnicos com aplicações na área eletroeletrônica. Ficou referenciado teoricamente por parâmetros da Informática Educativa, especialmente, quanto a pressupostos conceituais e metodológicos de Objeto Aprendizagem e Sequência Didática.  As atividades foram construídas com base nas representações algébricas e geométricas de pontos e vetores que representam números complexos, num contexto da interdisciplinaridade: Matemática e Eletricidade; assim os elementos dos circuitos são analisados por números complexos. Pelos resultados da aplicação experimental constatamos que a dinamicidade e interação dos estudantes proporcionadas pelo Objeto de Aprendizagem otimizaram o processo de aprendizagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) FAPEMIG 2016-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4775 10.3895/rbect.v9n3.4775 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4775/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4775/581 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4775/596 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Pinto, José Eustáquio
Laudares, João Bosco
spellingShingle Pinto, José Eustáquio
Laudares, João Bosco
Objeto de Aprendizagem de Números Complexos com aplicações na área técnica em eletroeletrônica
author_sort Pinto, José Eustáquio
title Objeto de Aprendizagem de Números Complexos com aplicações na área técnica em eletroeletrônica
title_short Objeto de Aprendizagem de Números Complexos com aplicações na área técnica em eletroeletrônica
title_full Objeto de Aprendizagem de Números Complexos com aplicações na área técnica em eletroeletrônica
title_fullStr Objeto de Aprendizagem de Números Complexos com aplicações na área técnica em eletroeletrônica
title_full_unstemmed Objeto de Aprendizagem de Números Complexos com aplicações na área técnica em eletroeletrônica
title_sort objeto de aprendizagem de números complexos com aplicações na área técnica em eletroeletrônica
description Neste artigo, apresentamos resultado de uma pesquisa de Mestrado, apoiada pelo Projeto de Pesquisa “Objetos de aprendizagem para o ensino de matemática na Educação Profissional Técnica de Nível Médio”, edital 13/2012, financiado pela FAPEMIG, sendo desenvolvido no período 2012/ 2016.  O Objeto de Aprendizagem, denominado “Descomplicando os complexos”, foi criado em apoio ao professor de matemática e aos estudantes do ensino médio e técnico. Foi estruturado em seis atividades, sendo as duas primeiras sem aplicações técnicas, de forma a atender estudantes do ensino médio regular, e as demais direcionadas aos cursos médios profissionais técnicos com aplicações na área eletroeletrônica. Ficou referenciado teoricamente por parâmetros da Informática Educativa, especialmente, quanto a pressupostos conceituais e metodológicos de Objeto Aprendizagem e Sequência Didática.  As atividades foram construídas com base nas representações algébricas e geométricas de pontos e vetores que representam números complexos, num contexto da interdisciplinaridade: Matemática e Eletricidade; assim os elementos dos circuitos são analisados por números complexos. Pelos resultados da aplicação experimental constatamos que a dinamicidade e interação dos estudantes proporcionadas pelo Objeto de Aprendizagem otimizaram o processo de aprendizagem.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4775
_version_ 1805292051606011904
score 10,814766