A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem
Na educação escolar, a música está inserida nas leis e nos documentos oficiais, entre os quais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Lei nº 9.394, de 1996) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), documentos estes que oferecem diretrizes para o atendi...
Principais autores: | Avanço, Fabiana Renata, Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4782 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4782 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-47822024-04-14T22:44:51Z A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem Avanço, Fabiana Renata Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Educação. Métodos e Técnicas de Ensino música; ensino-aprendizagem; práticas educativas Na educação escolar, a música está inserida nas leis e nos documentos oficiais, entre os quais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Lei nº 9.394, de 1996) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), documentos estes que oferecem diretrizes para o atendimento e desenvolvimento integral da criança. Este artigo analisa a presença e a forma de utilização da música em práticas educativas da Educação Infantil, comparando realidade com as suas possibilidades de utilização, preconizadas por estudiosos do tema. Por meio de reflexões e questionamentos sobre as ações desenvolvidas nesse contexto educativo, pretende-se abordar as diversas possibilidades da música para a construção do conhecimento, fundamentadas por teóricos que a apontam como necessária para a criança e o processo de ensino e de aprendizagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4782 10.3895/recit.v8.n19.4782 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4782/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Avanço, Fabiana Renata Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso |
spellingShingle |
Avanço, Fabiana Renata Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem |
author_sort |
Avanço, Fabiana Renata |
title |
A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem |
title_short |
A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
música como apoio no processo de ensino e aprendizagem |
description |
Na educação escolar, a música está inserida nas leis e nos documentos oficiais, entre os quais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Lei nº 9.394, de 1996) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), documentos estes que oferecem diretrizes para o atendimento e desenvolvimento integral da criança. Este artigo analisa a presença e a forma de utilização da música em práticas educativas da Educação Infantil, comparando realidade com as suas possibilidades de utilização, preconizadas por estudiosos do tema. Por meio de reflexões e questionamentos sobre as ações desenvolvidas nesse contexto educativo, pretende-se abordar as diversas possibilidades da música para a construção do conhecimento, fundamentadas por teóricos que a apontam como necessária para a criança e o processo de ensino e de aprendizagem. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4782 |
_version_ |
1805535873853292544 |
score |
10,814766 |