A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem

Na educação escolar, a música está inserida nas leis e nos documentos oficiais, entre os quais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Lei nº 9.394, de 1996) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), documentos estes que oferecem diretrizes para o atendi...

ver descrição completa

Principais autores: Avanço, Fabiana Renata, Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4782
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4782
recordtype ojs
spelling peri-article-47822024-04-14T22:44:51Z A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem Avanço, Fabiana Renata Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Educação. Métodos e Técnicas de Ensino música; ensino-aprendizagem; práticas educativas Na educação escolar, a música está inserida nas leis e nos documentos oficiais, entre os quais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Lei nº 9.394, de 1996) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), documentos estes que oferecem diretrizes para o atendimento e desenvolvimento integral da criança. Este artigo analisa a presença e a forma de utilização da música em práticas educativas da Educação Infantil, comparando realidade com as suas possibilidades de utilização, preconizadas por estudiosos do tema. Por meio de reflexões e questionamentos sobre as ações desenvolvidas nesse contexto educativo, pretende-se abordar as diversas possibilidades da música para a construção do conhecimento, fundamentadas por teóricos que a apontam como necessária para a criança e o processo de ensino e de aprendizagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4782 10.3895/recit.v8.n19.4782 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4782/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Avanço, Fabiana Renata
Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
spellingShingle Avanço, Fabiana Renata
Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem
author_sort Avanço, Fabiana Renata
title A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem
title_short A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem
title_full A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem
title_sort música como apoio no processo de ensino e aprendizagem
description Na educação escolar, a música está inserida nas leis e nos documentos oficiais, entre os quais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Lei nº 9.394, de 1996) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), documentos estes que oferecem diretrizes para o atendimento e desenvolvimento integral da criança. Este artigo analisa a presença e a forma de utilização da música em práticas educativas da Educação Infantil, comparando realidade com as suas possibilidades de utilização, preconizadas por estudiosos do tema. Por meio de reflexões e questionamentos sobre as ações desenvolvidas nesse contexto educativo, pretende-se abordar as diversas possibilidades da música para a construção do conhecimento, fundamentadas por teóricos que a apontam como necessária para a criança e o processo de ensino e de aprendizagem.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4782
_version_ 1805535873853292544
score 10,814766