Importância do lúdico na educação infantil
Este artigo remete-se a questão da importância do lúdico na educação infantil para evidenciar que o lúdico pode servir de estratégia de ensino, auxiliando na aprendizagem e destacando, também, como foi incorporado na sala de aula e sua efetividade. Para tanto, recorreu-se da pesquisa de natureza bib...
Principais autores: | Santos, Laudeci Nunes dos, Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4785 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4785 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-47852024-04-14T22:44:43Z Importância do lúdico na educação infantil Santos, Laudeci Nunes dos Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Educação. Métodos e Técnicas de Ensino Educação; ludicidade; aprendizagem; formação do professor. Este artigo remete-se a questão da importância do lúdico na educação infantil para evidenciar que o lúdico pode servir de estratégia de ensino, auxiliando na aprendizagem e destacando, também, como foi incorporado na sala de aula e sua efetividade. Para tanto, recorreu-se da pesquisa de natureza bibliográfica, destacando como objetivos: A reflexão da trajetória do lúdico ao longo da história e como a estratégia lúdica foi agregada ao ensino nos centros de educação infantil, bem como a importância desse uso para o ensino e a notável relevância da formação do professor como contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Esses propósitos foram discutidos e analisados dentro do trabalho, de modo que se conseguiu alcançar metas propostas. Buscou-se nas bibliografias conhecimentos referentes à temática, apresentando pontualmente a evolução desse conceito ao longo do tempo, além de discutir assuntos pertinentes em relação ao tema como, por exemplo, as leis que implementaram e legalizaram os centros de educação infantil e a formação do professor e suas contribuições, pensando que isso pode surtir efeitos positivos diretamente na sala de aula. Consultando o referencial teórico citado observou-se o quanto a estratégia lúdica é bem vista no meio teórico, visto que segundo estudos é algo que auxilia no processo de ensino-aprendizagem, porém na prática ainda existe muito preconceito e rejeição a ela, o caminho é longo e, ainda, há muito que estudar e extrair dele. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4785 10.3895/recit.v8.n22.4785 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4785/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Santos, Laudeci Nunes dos Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso |
spellingShingle |
Santos, Laudeci Nunes dos Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Importância do lúdico na educação infantil |
author_sort |
Santos, Laudeci Nunes dos |
title |
Importância do lúdico na educação infantil |
title_short |
Importância do lúdico na educação infantil |
title_full |
Importância do lúdico na educação infantil |
title_fullStr |
Importância do lúdico na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Importância do lúdico na educação infantil |
title_sort |
importância do lúdico na educação infantil |
description |
Este artigo remete-se a questão da importância do lúdico na educação infantil para evidenciar que o lúdico pode servir de estratégia de ensino, auxiliando na aprendizagem e destacando, também, como foi incorporado na sala de aula e sua efetividade. Para tanto, recorreu-se da pesquisa de natureza bibliográfica, destacando como objetivos: A reflexão da trajetória do lúdico ao longo da história e como a estratégia lúdica foi agregada ao ensino nos centros de educação infantil, bem como a importância desse uso para o ensino e a notável relevância da formação do professor como contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Esses propósitos foram discutidos e analisados dentro do trabalho, de modo que se conseguiu alcançar metas propostas. Buscou-se nas bibliografias conhecimentos referentes à temática, apresentando pontualmente a evolução desse conceito ao longo do tempo, além de discutir assuntos pertinentes em relação ao tema como, por exemplo, as leis que implementaram e legalizaram os centros de educação infantil e a formação do professor e suas contribuições, pensando que isso pode surtir efeitos positivos diretamente na sala de aula. Consultando o referencial teórico citado observou-se o quanto a estratégia lúdica é bem vista no meio teórico, visto que segundo estudos é algo que auxilia no processo de ensino-aprendizagem, porém na prática ainda existe muito preconceito e rejeição a ela, o caminho é longo e, ainda, há muito que estudar e extrair dele. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4785 |
_version_ |
1805535874853634048 |
score |
10,814766 |