A contribuição do lúdico nos processos de ensino e de aprendizagem
O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição do lúdico nos processos de ensino e de aprendizagem. Sabe-se que as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Sendo assim, conforme Vygotsky (1998) é importante que o docente seja mediador dessa formação e proporcione...
Principais autores: | Calicchio, Renata Santos, Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4791 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição do lúdico nos processos de ensino e de aprendizagem. Sabe-se que as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Sendo assim, conforme Vygotsky (1998) é importante que o docente seja mediador dessa formação e proporcione aulas significativas com materiais lúdicos, para que a criança aprenda brincando. Diante disso surge o questionamento: de que forma as atividades com jogos e brincadeiras ajuda no desenvolvimento da criança no processo ensino aprendizagem? A partir da pesquisa bibliográfica, foi utilizado autores como Vygotsky (1998), Kishimoto (2005) e Moyles (2002) que discutem a importância do lúdico no desenvolvimento da criança. Como resultado de pesquisa, analisou-se que o lúdico é de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno e que esta atividade precisa ser organizada e sistematizada na escola para que haja realmente uma aprendizagem significativa. |
---|