O brincar na educação infantil
Desde o nascimento a criança está em desenvolvimento por tudo que a cerca, e para se desenvolver precisa interagir com o mundo, ou seja, brincar. Com o objetivo de demonstrar a importância da brincadeira para com crianças de 0 a 4 anos nos momentos lúdicos proporcionados, este tema foi escolhido dev...
Principais autores: | Freitas, Roseli Dias Gonçalves de, Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4792 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4792 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-47922024-04-14T22:44:43Z O brincar na educação infantil Freitas, Roseli Dias Gonçalves de Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Educação. Métodos e Técnicas de Ensino desenvolvimento; aprendizagem; lúdico Desde o nascimento a criança está em desenvolvimento por tudo que a cerca, e para se desenvolver precisa interagir com o mundo, ou seja, brincar. Com o objetivo de demonstrar a importância da brincadeira para com crianças de 0 a 4 anos nos momentos lúdicos proporcionados, este tema foi escolhido devido à necessidade de estudar um pouco mais este universo do brincar. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica sobre o assunto baseado em diversas publicações, pesquisando-se vários autores, teses e dissertações sobre o tema proposto; e para aprofundar o estudo foi realizado um questionário, com questões abertas e especificas sobre o tema, aos professores para levantamento de dados. A brincadeira é muito mais do que uma prática pedagógica, está intrínseca no desenvolvimento infantil e se desenvolve por meio dos momentos que são proporcionados ludicamente. Antigamente as crianças tinham mais espaço, mais tempo e liberdade para brincar e criar brincadeiras, atualmente nossas crianças não sabem mais o que é brincar, os jogos e brincadeiras tradicionais foram substituídos pelos jogos eletrônicos e a influencia destes é imensa sobre nossas crianças. Assim, é necessário que a escola compreenda a significação de aprendizagem buscando facilitar o desenvolvimento da criatividade e, proporcionar situações de cuidar, brincar bem como aprender por meio da orientação do professor, desenvolvendo assim todas as capacidades infantis e o pleno acesso ao conhecimento social e cultural de sua respectiva realidade. Constatou-se com este estudo que o brincar precisa ganhar um espaço maior nos currículos de educação infantil com planejamento de suas práticas. Procurei mostrar com a pesquisa bibliográfica e com a aplicação do questionário a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança. E cabe a nós professores buscar a recuperação destes momentos significativos por meio da ludicidade, sendo possível assim a aprendizagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4792 10.3895/recit.v8.n22.4792 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4792/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Freitas, Roseli Dias Gonçalves de Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso |
spellingShingle |
Freitas, Roseli Dias Gonçalves de Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso O brincar na educação infantil |
author_sort |
Freitas, Roseli Dias Gonçalves de |
title |
O brincar na educação infantil |
title_short |
O brincar na educação infantil |
title_full |
O brincar na educação infantil |
title_fullStr |
O brincar na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O brincar na educação infantil |
title_sort |
o brincar na educação infantil |
description |
Desde o nascimento a criança está em desenvolvimento por tudo que a cerca, e para se desenvolver precisa interagir com o mundo, ou seja, brincar. Com o objetivo de demonstrar a importância da brincadeira para com crianças de 0 a 4 anos nos momentos lúdicos proporcionados, este tema foi escolhido devido à necessidade de estudar um pouco mais este universo do brincar. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica sobre o assunto baseado em diversas publicações, pesquisando-se vários autores, teses e dissertações sobre o tema proposto; e para aprofundar o estudo foi realizado um questionário, com questões abertas e especificas sobre o tema, aos professores para levantamento de dados. A brincadeira é muito mais do que uma prática pedagógica, está intrínseca no desenvolvimento infantil e se desenvolve por meio dos momentos que são proporcionados ludicamente. Antigamente as crianças tinham mais espaço, mais tempo e liberdade para brincar e criar brincadeiras, atualmente nossas crianças não sabem mais o que é brincar, os jogos e brincadeiras tradicionais foram substituídos pelos jogos eletrônicos e a influencia destes é imensa sobre nossas crianças. Assim, é necessário que a escola compreenda a significação de aprendizagem buscando facilitar o desenvolvimento da criatividade e, proporcionar situações de cuidar, brincar bem como aprender por meio da orientação do professor, desenvolvendo assim todas as capacidades infantis e o pleno acesso ao conhecimento social e cultural de sua respectiva realidade. Constatou-se com este estudo que o brincar precisa ganhar um espaço maior nos currículos de educação infantil com planejamento de suas práticas. Procurei mostrar com a pesquisa bibliográfica e com a aplicação do questionário a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança. E cabe a nós professores buscar a recuperação destes momentos significativos por meio da ludicidade, sendo possível assim a aprendizagem. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4792 |
_version_ |
1805535774855135232 |
score |
10,814766 |