CONHECIMENTO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO SETOR TRADICIONAL: O CASO DOS ARTESÃOS DE PETROLINA - PE.

A indústria do artesanato representa uma importante fonte de renda e trabalho. Em um país com dimensões continentais e com desigualdades sociais acentuadas simboliza o desenvolvimento de populações de baixa renda pautado na dignidade que o trabalho garante ao homem. Do ponto de vista quantitativo re...

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Principais autores: Leite, Angelo Antônio Macedo, Palomino, Reynaldo Chile, Fraga Neto, Amintas Ferreira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/480
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Resumo: A indústria do artesanato representa uma importante fonte de renda e trabalho. Em um país com dimensões continentais e com desigualdades sociais acentuadas simboliza o desenvolvimento de populações de baixa renda pautado na dignidade que o trabalho garante ao homem. Do ponto de vista quantitativo representa 2,8% do PIB nacional, superando a indústria automobilística. Dentre as atividades econômicas o artesanato está mais ligado e influenciado pelas condições do meio ambiente, mesmo que o profissional dessa área nem sempre esteja preocupado com a preservação do memo. A importância social e econômica justifica as propostas de estudo que viabilizem o desenvolvimento da atividade sem perder o foco na preservação ao meio ambiente. Dentro dessa proposta, o estudo do conhecimento e suas interações, como base na preservação e desenvolvimento das técnicas produtivas é oportuno. O conhecimento tácito é importante para qualquer artesão, uma vez que necessita de tal conhecimento para executar seu ofício. Esse trabalho expõe uma avaliação da variável Conhecimento realizada com a um grupo de artesãos na cidade de Petrolina-PE e foi baseado nas possíveis interações dentre as definições epistemológicas do conhecimento - tácito e explicito - integradas na espiral do conhecimento. Um importante aspecto observado diz respeito à aprendizagem inconsciente apontando que a transmissão de conhecimento e informações não exige a existência de canais ou códigos de informações como é geralmente proposto. Convívio, interação e observação coletiva são responsáveis por garantir a troca de conhecimentos entre os indivíduos.