Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem
O presente artigo é um trabalho de conclusão do Curso de Técnicas e Métodos de Ensino, o qual objetivou a analise da importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Se buscou identificar aspectos que podem contribuir de maneira positiva no desenvolvimento do aluno no ambiente escola...
Principais autores: | Ikeda, Cristina de Fátima Leiko, Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4813 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4813 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-48132024-04-14T22:44:43Z Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem Ikeda, Cristina de Fátima Leiko Simonetto, Kátia Cardoso Campos Educação Métodos e Técnicas de Ensino Afetividade; Aprendizagem; Professor; Aluno; Pais O presente artigo é um trabalho de conclusão do Curso de Técnicas e Métodos de Ensino, o qual objetivou a analise da importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Se buscou identificar aspectos que podem contribuir de maneira positiva no desenvolvimento do aluno no ambiente escolar com a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de artigos científicos, a respeito da afetividade no contexto da aprendizagem na relação pedagógica entre professor e aluno, levando em consideração a participação dos pais, apontando para o fato de que a afetividade influencia e pode determinar o sucesso de um aluno na escola e em outras áreas de sua vida futura. Para desenvolver este estudo a metodologia utilizada foi uma revisão sistemática, onde se buscou subsídios nos artigos científicos. Estes artigos foram publicados entre os anos de 2010 e 2015, a partir de critérios de seleção e exclusão e termos definidos a priori, tendo como escopo de análise um total de 06 artigos que tiveram seus textos analisados. Os dados coletados foram de participantes provenientes dos estados de São Paulo (3 artigos), Maranhão (1 artigo), Roraima (1 artigo) e Rio Grande do Sul (1 artigo). Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4813 10.3895/recit.v8.n22.4813 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4813/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Ikeda, Cristina de Fátima Leiko Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
spellingShingle |
Ikeda, Cristina de Fátima Leiko Simonetto, Kátia Cardoso Campos Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem |
author_sort |
Ikeda, Cristina de Fátima Leiko |
title |
Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem |
title_short |
Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem |
title_full |
Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem |
title_fullStr |
Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem |
title_sort |
análise da produção científica da afetividade na aprendizagem |
description |
O presente artigo é um trabalho de conclusão do Curso de Técnicas e Métodos de Ensino, o qual objetivou a analise da importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Se buscou identificar aspectos que podem contribuir de maneira positiva no desenvolvimento do aluno no ambiente escolar com a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de artigos científicos, a respeito da afetividade no contexto da aprendizagem na relação pedagógica entre professor e aluno, levando em consideração a participação dos pais, apontando para o fato de que a afetividade influencia e pode determinar o sucesso de um aluno na escola e em outras áreas de sua vida futura. Para desenvolver este estudo a metodologia utilizada foi uma revisão sistemática, onde se buscou subsídios nos artigos científicos. Estes artigos foram publicados entre os anos de 2010 e 2015, a partir de critérios de seleção e exclusão e termos definidos a priori, tendo como escopo de análise um total de 06 artigos que tiveram seus textos analisados. Os dados coletados foram de participantes provenientes dos estados de São Paulo (3 artigos), Maranhão (1 artigo), Roraima (1 artigo) e Rio Grande do Sul (1 artigo). Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4813 |
_version_ |
1805535926734028800 |
score |
10,814766 |