A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental

Este trabalho é um requisito para conclusão do curso de Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e visa refletir sobre a relevância que a motivação tem como prerrogativa para o aprendizado. Na educação, os aspectos ligados à motivação para a aprendizagem têm sido amplamente debatidos por terem relação...

ver descrição completa

Principais autores: Moraes, Diva Moraes, Simonetto, Kátia Cardoso Campos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4814
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4814
recordtype ojs
spelling peri-article-48142024-04-14T22:44:51Z A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental Moraes, Diva Moraes Simonetto, Kátia Cardoso Campos Educação Métodos e Técnicas de Ensino educação; aprendizagem; motivação; professor Este trabalho é um requisito para conclusão do curso de Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e visa refletir sobre a relevância que a motivação tem como prerrogativa para o aprendizado. Na educação, os aspectos ligados à motivação para a aprendizagem têm sido amplamente debatidos por terem relação direta com questões como os resultados obtidos na escola, indisciplina, apatia na sala de aula, entre outros. Desta maneira, o presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento da literatura científica sobre esse processo de motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, com vistas a compreender qual o papel do professor para constituir um ambiente educacional em sala de aula que favoreça a aprendizagem e motive seus alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica (livros, artigos, internet, entre outros) e uma compilação de alguns tópicos e posicionamentos sobre o tema. Este é um assunto que, por sua complexidade, deverá continuar sendo pesquisado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4814 10.3895/recit.v8.n19.4814 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4814/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Moraes, Diva Moraes
Simonetto, Kátia Cardoso Campos
spellingShingle Moraes, Diva Moraes
Simonetto, Kátia Cardoso Campos
A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
author_sort Moraes, Diva Moraes
title A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title_short A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
description Este trabalho é um requisito para conclusão do curso de Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e visa refletir sobre a relevância que a motivação tem como prerrogativa para o aprendizado. Na educação, os aspectos ligados à motivação para a aprendizagem têm sido amplamente debatidos por terem relação direta com questões como os resultados obtidos na escola, indisciplina, apatia na sala de aula, entre outros. Desta maneira, o presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento da literatura científica sobre esse processo de motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, com vistas a compreender qual o papel do professor para constituir um ambiente educacional em sala de aula que favoreça a aprendizagem e motive seus alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica (livros, artigos, internet, entre outros) e uma compilação de alguns tópicos e posicionamentos sobre o tema. Este é um assunto que, por sua complexidade, deverá continuar sendo pesquisado.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4814
_version_ 1805535775351111680
score 10,814766