A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
Este trabalho é um requisito para conclusão do curso de Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e visa refletir sobre a relevância que a motivação tem como prerrogativa para o aprendizado. Na educação, os aspectos ligados à motivação para a aprendizagem têm sido amplamente debatidos por terem relação...
Principais autores: | Moraes, Diva Moraes, Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4814 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4814 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-48142024-04-14T22:44:51Z A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental Moraes, Diva Moraes Simonetto, Kátia Cardoso Campos Educação Métodos e Técnicas de Ensino educação; aprendizagem; motivação; professor Este trabalho é um requisito para conclusão do curso de Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e visa refletir sobre a relevância que a motivação tem como prerrogativa para o aprendizado. Na educação, os aspectos ligados à motivação para a aprendizagem têm sido amplamente debatidos por terem relação direta com questões como os resultados obtidos na escola, indisciplina, apatia na sala de aula, entre outros. Desta maneira, o presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento da literatura científica sobre esse processo de motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, com vistas a compreender qual o papel do professor para constituir um ambiente educacional em sala de aula que favoreça a aprendizagem e motive seus alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica (livros, artigos, internet, entre outros) e uma compilação de alguns tópicos e posicionamentos sobre o tema. Este é um assunto que, por sua complexidade, deverá continuar sendo pesquisado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4814 10.3895/recit.v8.n19.4814 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4814/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Moraes, Diva Moraes Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
spellingShingle |
Moraes, Diva Moraes Simonetto, Kátia Cardoso Campos A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental |
author_sort |
Moraes, Diva Moraes |
title |
A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_short |
A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental |
description |
Este trabalho é um requisito para conclusão do curso de Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e visa refletir sobre a relevância que a motivação tem como prerrogativa para o aprendizado. Na educação, os aspectos ligados à motivação para a aprendizagem têm sido amplamente debatidos por terem relação direta com questões como os resultados obtidos na escola, indisciplina, apatia na sala de aula, entre outros. Desta maneira, o presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento da literatura científica sobre esse processo de motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, com vistas a compreender qual o papel do professor para constituir um ambiente educacional em sala de aula que favoreça a aprendizagem e motive seus alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica (livros, artigos, internet, entre outros) e uma compilação de alguns tópicos e posicionamentos sobre o tema. Este é um assunto que, por sua complexidade, deverá continuar sendo pesquisado. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4814 |
_version_ |
1805535775351111680 |
score |
10,814766 |