Análise de produções científicas sobre a saúde mental do professor na educação

O presente artigo é trabalho de conclusão de curso de especialização em educação: métodos e Técnicas de ensino que objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, referente à saúde mental do professor na educação, observando-...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Flávia Cristina da, Simonetto, Kátia Cardoso Campos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4815
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4815
recordtype ojs
spelling peri-article-48152024-04-14T22:44:46Z Análise de produções científicas sobre a saúde mental do professor na educação Silva, Flávia Cristina da Simonetto, Kátia Cardoso Campos Educação Métodos e Técnicas de Ensino Saúde; Educação; Saúde mental. O presente artigo é trabalho de conclusão de curso de especialização em educação: métodos e Técnicas de ensino que objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, referente à saúde mental do professor na educação, observando-se assim as principais patologias que acometem os professores durante sua vida docente, enfatizando assim as causas do adoecimento, qualidade de vida para o restabelecimento de sua saúde mental. A metodologia utilizada para desenvolver este estudo foi à pesquisa bibliográfica com revisão sistemática. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados e livros em maio de 2015, a partir de critérios de seleção e exclusão e termos definidos a priori, tendo como escopo de análise um total de 05 artigos que tiveram seus textos analisados, textos esses que se referem a saúde do professor. Os dados coletados foram de participantes provenientes dos estados de São Paulo (1 artigos), Mato Grosso do Sul (1 artigo) , Rondônia ( 1 artigo), Minas Gerais (1 artigo), Rio Grande do Sul (1 artigo). Com este estudo pretende-se contribuir para novas pesquisas sobre a saúde mental do professor. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4815 10.3895/recit.v8.n21.4815 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4815/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silva, Flávia Cristina da
Simonetto, Kátia Cardoso Campos
spellingShingle Silva, Flávia Cristina da
Simonetto, Kátia Cardoso Campos
Análise de produções científicas sobre a saúde mental do professor na educação
author_sort Silva, Flávia Cristina da
title Análise de produções científicas sobre a saúde mental do professor na educação
title_short Análise de produções científicas sobre a saúde mental do professor na educação
title_full Análise de produções científicas sobre a saúde mental do professor na educação
title_fullStr Análise de produções científicas sobre a saúde mental do professor na educação
title_full_unstemmed Análise de produções científicas sobre a saúde mental do professor na educação
title_sort análise de produções científicas sobre a saúde mental do professor na educação
description O presente artigo é trabalho de conclusão de curso de especialização em educação: métodos e Técnicas de ensino que objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, referente à saúde mental do professor na educação, observando-se assim as principais patologias que acometem os professores durante sua vida docente, enfatizando assim as causas do adoecimento, qualidade de vida para o restabelecimento de sua saúde mental. A metodologia utilizada para desenvolver este estudo foi à pesquisa bibliográfica com revisão sistemática. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados e livros em maio de 2015, a partir de critérios de seleção e exclusão e termos definidos a priori, tendo como escopo de análise um total de 05 artigos que tiveram seus textos analisados, textos esses que se referem a saúde do professor. Os dados coletados foram de participantes provenientes dos estados de São Paulo (1 artigos), Mato Grosso do Sul (1 artigo) , Rondônia ( 1 artigo), Minas Gerais (1 artigo), Rio Grande do Sul (1 artigo). Com este estudo pretende-se contribuir para novas pesquisas sobre a saúde mental do professor.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4815
_version_ 1805535775861768192
score 10,814766