Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina
Este trabalho apresenta a temática: afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina. Tem como objetivo verificar e encontrar uma possível solução para o ato indisciplinar, diminuindo assim, a indisciplina na educação, e favorecendo no processo ensino-aprendizagem. Levar a família a per...
Principais autores: | Meschial, Romilda Ribeiro, Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4819 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4819 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-48192024-04-14T22:44:43Z Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina Meschial, Romilda Ribeiro Simonetto, Kátia Cardoso Campos Educação Métodos e Técnicas de Ensino aluno; equipe-escolar; família; professor Este trabalho apresenta a temática: afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina. Tem como objetivo verificar e encontrar uma possível solução para o ato indisciplinar, diminuindo assim, a indisciplina na educação, e favorecendo no processo ensino-aprendizagem. Levar a família a perceber a importância de apresentar para os alunos/filhos regras e limites no cotidiano escolar e familiar, também ressaltar a importância da afetividade entre aluno/professor/família. Foram realizados estudos bibliográficos de diferentes autores, Tiba, Vasconcelos, Cruz e outros importantes estudiosos da educação, para compreender melhor a dimensão do envolvimento familiar no meio escolar e da relação afetiva entre professor/aluno. Contudo pode-se afirmar que o envolvimento familiar e a afetividade do professor em relação aos alunos minimizam atos indisciplinares, propiciando um ambiente harmonioso que favorece a aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Então é muito importante a escola motivar, sensibilizar e estimular a participação dos pais no acompanhamento da vida escolar de seus filhos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4819 10.3895/recit.v8.n22.4819 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4819/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Meschial, Romilda Ribeiro Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
spellingShingle |
Meschial, Romilda Ribeiro Simonetto, Kátia Cardoso Campos Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina |
author_sort |
Meschial, Romilda Ribeiro |
title |
Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina |
title_short |
Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina |
title_full |
Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina |
title_fullStr |
Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina |
title_full_unstemmed |
Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina |
title_sort |
afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina |
description |
Este trabalho apresenta a temática: afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina. Tem como objetivo verificar e encontrar uma possível solução para o ato indisciplinar, diminuindo assim, a indisciplina na educação, e favorecendo no processo ensino-aprendizagem. Levar a família a perceber a importância de apresentar para os alunos/filhos regras e limites no cotidiano escolar e familiar, também ressaltar a importância da afetividade entre aluno/professor/família. Foram realizados estudos bibliográficos de diferentes autores, Tiba, Vasconcelos, Cruz e outros importantes estudiosos da educação, para compreender melhor a dimensão do envolvimento familiar no meio escolar e da relação afetiva entre professor/aluno. Contudo pode-se afirmar que o envolvimento familiar e a afetividade do professor em relação aos alunos minimizam atos indisciplinares, propiciando um ambiente harmonioso que favorece a aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Então é muito importante a escola motivar, sensibilizar e estimular a participação dos pais no acompanhamento da vida escolar de seus filhos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4819 |
_version_ |
1805535876892065792 |
score |
10,814766 |