Intertextualidade entre o filme “Cyrano de Bergerac” de Jean-Paul Rappeneau e a obra de Pedro Bandeira “A marca de uma lágrima”

Este artigo teve como objetivo conhecer e compreender, de maneira mais aprofundada, o fenômeno da intertextualidade que se caracteriza pela criação de um texto a partir de outro já existente. Dessa forma, foi realizado um estudo comparativo entre as obras “A marca de uma lágrima”, escrita por Pedro...

ver descrição completa

Principais autores: Bottega, Ivânia Márcia, Santos, Nelson dos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4821
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4821
recordtype ojs
spelling peri-article-48212024-04-14T22:44:52Z Intertextualidade entre o filme “Cyrano de Bergerac” de Jean-Paul Rappeneau e a obra de Pedro Bandeira “A marca de uma lágrima” Bottega, Ivânia Márcia Santos, Nelson dos Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. Intertextualidade; Aprendizagem; Pedro Bandeira; Cyrano de Bergerac. Este artigo teve como objetivo conhecer e compreender, de maneira mais aprofundada, o fenômeno da intertextualidade que se caracteriza pela criação de um texto a partir de outro já existente. Dessa forma, foi realizado um estudo comparativo entre as obras “A marca de uma lágrima”, escrita por Pedro Bandeira, e o filme francês “Cyrano de Bergerac”, cuja reedição foi lançada na década de 90, tendo como inspiração uma peça de teatro encenada pela primeira vez em 1897. Como metodologia, realizou-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica almejando definir a intertextualidade e sua importância no processo educacional e, posteriormente, uma de campo com alunos matriculados em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Foz do Iguaçu, PR. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4821 10.3895/recit.v8.n19.4821 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4821/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Bottega, Ivânia Márcia
Santos, Nelson dos
spellingShingle Bottega, Ivânia Márcia
Santos, Nelson dos
Intertextualidade entre o filme “Cyrano de Bergerac” de Jean-Paul Rappeneau e a obra de Pedro Bandeira “A marca de uma lágrima”
author_sort Bottega, Ivânia Márcia
title Intertextualidade entre o filme “Cyrano de Bergerac” de Jean-Paul Rappeneau e a obra de Pedro Bandeira “A marca de uma lágrima”
title_short Intertextualidade entre o filme “Cyrano de Bergerac” de Jean-Paul Rappeneau e a obra de Pedro Bandeira “A marca de uma lágrima”
title_full Intertextualidade entre o filme “Cyrano de Bergerac” de Jean-Paul Rappeneau e a obra de Pedro Bandeira “A marca de uma lágrima”
title_fullStr Intertextualidade entre o filme “Cyrano de Bergerac” de Jean-Paul Rappeneau e a obra de Pedro Bandeira “A marca de uma lágrima”
title_full_unstemmed Intertextualidade entre o filme “Cyrano de Bergerac” de Jean-Paul Rappeneau e a obra de Pedro Bandeira “A marca de uma lágrima”
title_sort intertextualidade entre o filme “cyrano de bergerac” de jean-paul rappeneau e a obra de pedro bandeira “a marca de uma lágrima”
description Este artigo teve como objetivo conhecer e compreender, de maneira mais aprofundada, o fenômeno da intertextualidade que se caracteriza pela criação de um texto a partir de outro já existente. Dessa forma, foi realizado um estudo comparativo entre as obras “A marca de uma lágrima”, escrita por Pedro Bandeira, e o filme francês “Cyrano de Bergerac”, cuja reedição foi lançada na década de 90, tendo como inspiração uma peça de teatro encenada pela primeira vez em 1897. Como metodologia, realizou-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica almejando definir a intertextualidade e sua importância no processo educacional e, posteriormente, uma de campo com alunos matriculados em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Foz do Iguaçu, PR.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4821
_version_ 1805535776376619008
score 10,814766