Elaboração de estratégias de leitura que levem os alunos à compreensão de enunciados nos exercícios da disciplina de língua portuguesa
O presente artigo, de caráter teórico-conceitual, objetiva apresentar estratégias de leitura para possibilitar aos estudantes do ensino fundamental maior capacidade de entendimento diante dos enunciados de exercícios apresentados nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Diante das dificuldades apr...
Principais autores: | Valentini, Solange Diva, Santos, Nelson dos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4823 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4823 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-48232024-04-14T22:44:46Z Elaboração de estratégias de leitura que levem os alunos à compreensão de enunciados nos exercícios da disciplina de língua portuguesa Valentini, Solange Diva Santos, Nelson dos Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. leitura; enunciado; língua portuguesa. O presente artigo, de caráter teórico-conceitual, objetiva apresentar estratégias de leitura para possibilitar aos estudantes do ensino fundamental maior capacidade de entendimento diante dos enunciados de exercícios apresentados nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Diante das dificuldades apresentadas por grande parte dos alunos e das respostas equivocadas encontradas na resolução dos exercícios, buscaram-se formas de mediar a resolução dessas atividades e desenvolver a autonomia por parte desses alunos. Para tanto, nos fundamentamos nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural acerca do desenvolvimento da leitura e escrita e seus impactos na formação dos estudantes, bem como o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. Em intervinculação com tais pressupostos, os escritos de Isabel Solé, especificamente na obra “Estratégias de leitura”, auxiliaram na elaboração de estratégias que fundamentem a compreensão dos enunciados dos exercícios da Língua Portuguesa. Vale destacar, que as estratégias apresentadas são baseadas em práticas de alfabetização adaptadas para a realidade dessa fase escolar e em experiências adotadas em anos anteriores e que foram bem aceitas pelos alunos, que demonstraram avanço em seu rendimento escolar e maior compreensão ao resolver as atividades propostas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4823 10.3895/recit.v8.n21.4823 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4823/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Valentini, Solange Diva Santos, Nelson dos |
spellingShingle |
Valentini, Solange Diva Santos, Nelson dos Elaboração de estratégias de leitura que levem os alunos à compreensão de enunciados nos exercícios da disciplina de língua portuguesa |
author_sort |
Valentini, Solange Diva |
title |
Elaboração de estratégias de leitura que levem os alunos à compreensão de enunciados nos exercícios da disciplina de língua portuguesa |
title_short |
Elaboração de estratégias de leitura que levem os alunos à compreensão de enunciados nos exercícios da disciplina de língua portuguesa |
title_full |
Elaboração de estratégias de leitura que levem os alunos à compreensão de enunciados nos exercícios da disciplina de língua portuguesa |
title_fullStr |
Elaboração de estratégias de leitura que levem os alunos à compreensão de enunciados nos exercícios da disciplina de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Elaboração de estratégias de leitura que levem os alunos à compreensão de enunciados nos exercícios da disciplina de língua portuguesa |
title_sort |
elaboração de estratégias de leitura que levem os alunos à compreensão de enunciados nos exercícios da disciplina de língua portuguesa |
description |
O presente artigo, de caráter teórico-conceitual, objetiva apresentar estratégias de leitura para possibilitar aos estudantes do ensino fundamental maior capacidade de entendimento diante dos enunciados de exercícios apresentados nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Diante das dificuldades apresentadas por grande parte dos alunos e das respostas equivocadas encontradas na resolução dos exercícios, buscaram-se formas de mediar a resolução dessas atividades e desenvolver a autonomia por parte desses alunos. Para tanto, nos fundamentamos nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural acerca do desenvolvimento da leitura e escrita e seus impactos na formação dos estudantes, bem como o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. Em intervinculação com tais pressupostos, os escritos de Isabel Solé, especificamente na obra “Estratégias de leitura”, auxiliaram na elaboração de estratégias que fundamentem a compreensão dos enunciados dos exercícios da Língua Portuguesa. Vale destacar, que as estratégias apresentadas são baseadas em práticas de alfabetização adaptadas para a realidade dessa fase escolar e em experiências adotadas em anos anteriores e que foram bem aceitas pelos alunos, que demonstraram avanço em seu rendimento escolar e maior compreensão ao resolver as atividades propostas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4823 |
_version_ |
1805535777375911936 |
score |
10,814766 |