O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa à luz de seus anseios sobre a profissão, suas dificuldades e as competências que possuem com relação a língua estrangeira, bem como averiguar se esses indi...
Principais autores: | Conejo, Cassia Rita, Juliano, Joice Maria Maltauro |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4826 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-48262024-04-14T22:45:04Z O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa Conejo, Cassia Rita Juliano, Joice Maria Maltauro Educação Métodos e Técnicas de Ensino língua inglesa; ensino-aprendizagem; competências; formação docente A presente pesquisa tem como objetivo investigar o que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa à luz de seus anseios sobre a profissão, suas dificuldades e as competências que possuem com relação a língua estrangeira, bem como averiguar se esses indivíduos já atuam ou não como professores de inglês no contexto público de ensino. Buscamos, assim, entender o motivo pelo qual os alunos procuram o curso de licenciatura em língua inglesa e como estão se saindo ou julgam que vão se sair enquanto professores regentes. Trata-se de uma pesquisa de campo, situada no paradigma da pesquisa qualitativa-interpretativista (BORTONI, 2008),que tem como informantes para o estudo 18alunos em formação docente inicial de todas as séries de um curso superior de graduação em Letras Português/Inglês de uma faculdade privada da cidade de Umuarama – PR. Os dados coletados foram analisados com base em pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto enfocando a noção de desenvolvimento de competências (PERRENOUD, 1999, 2002), as legislações mais relevantes que abarcam o ensino em si, bem como o ensino de língua estrangeira (BRASIL, 1999, 2000, 2002, 2010) e outros autores que pesquisam e refletem sobre o ensino-aprendizado de língua inglesa (ALMEIDA, 2012; BRITO e SCHIMITZ, 2009; PAES e JORGE, 2009) e sobre a formação docente inicial (CELANI, 2010), entre outros. As considerações finais sinalizam que os alunos do curso de Letras - licenciatura dupla - pesquisados, cursistas ou egressos, se interessam pelo ensino aprendizagem da língua inglesa, contudo têm dificuldades para aprendera língua em especial as habilidades de fala e prática auditiva. Assim, esses informantes ministram aulas de inglês ou gostariam de fazê-lo, mas não se sentem seguros com relação aos conhecimentos que possuem no idioma. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826 10.3895/recit.v8.n17.4826 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826/5618 http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Conejo, Cassia Rita Juliano, Joice Maria Maltauro |
spellingShingle |
Conejo, Cassia Rita Juliano, Joice Maria Maltauro O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa |
author_sort |
Conejo, Cassia Rita |
title |
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa |
title_short |
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa |
title_full |
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa |
title_fullStr |
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa |
title_sort |
o que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa à luz de seus anseios sobre a profissão, suas dificuldades e as competências que possuem com relação a língua estrangeira, bem como averiguar se esses indivíduos já atuam ou não como professores de inglês no contexto público de ensino. Buscamos, assim, entender o motivo pelo qual os alunos procuram o curso de licenciatura em língua inglesa e como estão se saindo ou julgam que vão se sair enquanto professores regentes. Trata-se de uma pesquisa de campo, situada no paradigma da pesquisa qualitativa-interpretativista (BORTONI, 2008),que tem como informantes para o estudo 18alunos em formação docente inicial de todas as séries de um curso superior de graduação em Letras Português/Inglês de uma faculdade privada da cidade de Umuarama – PR. Os dados coletados foram analisados com base em pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto enfocando a noção de desenvolvimento de competências (PERRENOUD, 1999, 2002), as legislações mais relevantes que abarcam o ensino em si, bem como o ensino de língua estrangeira (BRASIL, 1999, 2000, 2002, 2010) e outros autores que pesquisam e refletem sobre o ensino-aprendizado de língua inglesa (ALMEIDA, 2012; BRITO e SCHIMITZ, 2009; PAES e JORGE, 2009) e sobre a formação docente inicial (CELANI, 2010), entre outros. As considerações finais sinalizam que os alunos do curso de Letras - licenciatura dupla - pesquisados, cursistas ou egressos, se interessam pelo ensino aprendizagem da língua inglesa, contudo têm dificuldades para aprendera língua em especial as habilidades de fala e prática auditiva. Assim, esses informantes ministram aulas de inglês ou gostariam de fazê-lo, mas não se sentem seguros com relação aos conhecimentos que possuem no idioma. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826 |
_version_ |
1796385090031321088 |
score |
10,966579 |