O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa

A presente pesquisa tem como objetivo investigar o que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa à luz de seus anseios sobre a profissão, suas dificuldades e as competências que possuem com relação a língua estrangeira, bem como averiguar se esses indi...

ver descrição completa

Principais autores: Conejo, Cassia Rita, Juliano, Joice Maria Maltauro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4826
recordtype ojs
spelling peri-article-48262024-04-14T22:45:04Z O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa Conejo, Cassia Rita Juliano, Joice Maria Maltauro Educação Métodos e Técnicas de Ensino língua inglesa; ensino-aprendizagem; competências; formação docente A presente pesquisa tem como objetivo investigar o que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa à luz de seus anseios sobre a profissão, suas dificuldades e as competências que possuem com relação a língua estrangeira, bem como averiguar se esses indivíduos já atuam ou não como professores de inglês no contexto público de ensino. Buscamos, assim, entender o motivo pelo qual os alunos procuram o curso de licenciatura em língua inglesa e como estão se saindo ou julgam que vão se sair enquanto professores regentes. Trata-se de uma pesquisa de campo, situada no paradigma da pesquisa qualitativa-interpretativista (BORTONI, 2008),que tem como informantes para o estudo 18alunos em formação docente inicial de todas as séries de um curso superior de graduação em Letras Português/Inglês de uma faculdade privada da cidade de Umuarama – PR. Os dados coletados foram analisados com base em pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto enfocando a noção de desenvolvimento de competências (PERRENOUD, 1999, 2002), as legislações mais relevantes que abarcam o ensino em si, bem como o ensino de língua estrangeira (BRASIL, 1999, 2000, 2002, 2010) e outros autores que pesquisam e refletem sobre o ensino-aprendizado de língua inglesa (ALMEIDA, 2012; BRITO e SCHIMITZ, 2009; PAES e JORGE, 2009) e sobre a formação docente inicial (CELANI, 2010), entre outros. As considerações finais sinalizam que os alunos do curso de Letras - licenciatura dupla - pesquisados, cursistas ou egressos, se interessam pelo ensino aprendizagem da língua inglesa, contudo têm dificuldades para aprendera língua em especial as habilidades de fala e prática auditiva. Assim, esses informantes ministram aulas de inglês ou gostariam de fazê-lo, mas não se sentem seguros com relação aos conhecimentos que possuem no idioma. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826 10.3895/recit.v8.n17.4826 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826/5618 http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Conejo, Cassia Rita
Juliano, Joice Maria Maltauro
spellingShingle Conejo, Cassia Rita
Juliano, Joice Maria Maltauro
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa
author_sort Conejo, Cassia Rita
title O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa
title_short O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa
title_full O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa
title_fullStr O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa
title_full_unstemmed O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa
title_sort o que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa
description A presente pesquisa tem como objetivo investigar o que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa à luz de seus anseios sobre a profissão, suas dificuldades e as competências que possuem com relação a língua estrangeira, bem como averiguar se esses indivíduos já atuam ou não como professores de inglês no contexto público de ensino. Buscamos, assim, entender o motivo pelo qual os alunos procuram o curso de licenciatura em língua inglesa e como estão se saindo ou julgam que vão se sair enquanto professores regentes. Trata-se de uma pesquisa de campo, situada no paradigma da pesquisa qualitativa-interpretativista (BORTONI, 2008),que tem como informantes para o estudo 18alunos em formação docente inicial de todas as séries de um curso superior de graduação em Letras Português/Inglês de uma faculdade privada da cidade de Umuarama – PR. Os dados coletados foram analisados com base em pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto enfocando a noção de desenvolvimento de competências (PERRENOUD, 1999, 2002), as legislações mais relevantes que abarcam o ensino em si, bem como o ensino de língua estrangeira (BRASIL, 1999, 2000, 2002, 2010) e outros autores que pesquisam e refletem sobre o ensino-aprendizado de língua inglesa (ALMEIDA, 2012; BRITO e SCHIMITZ, 2009; PAES e JORGE, 2009) e sobre a formação docente inicial (CELANI, 2010), entre outros. As considerações finais sinalizam que os alunos do curso de Letras - licenciatura dupla - pesquisados, cursistas ou egressos, se interessam pelo ensino aprendizagem da língua inglesa, contudo têm dificuldades para aprendera língua em especial as habilidades de fala e prática auditiva. Assim, esses informantes ministram aulas de inglês ou gostariam de fazê-lo, mas não se sentem seguros com relação aos conhecimentos que possuem no idioma.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826
_version_ 1796385090031321088
score 10,966579