Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual
O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da UTFPR, sobre Metodologia e Técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela profe...
Principais autores: | Tozatti, Cleonice Aparecida, Juliano, Joice Maria Maltauro |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4827 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4827 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-48272024-04-14T22:45:04Z Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual Tozatti, Cleonice Aparecida Juliano, Joice Maria Maltauro Educação Métodos e Técnicas de Ensino aprendizagem; dificuldade; contação de histórias O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da UTFPR, sobre Metodologia e Técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela professora, visando o desenvolvimento psicossocial do educando com necessidades educacionais especiais, estes inseridos em uma escola especial. Contar história para os filhos deveria ser tão importante como cuidar de sua alimentação, a história nos propicia o mundo da fantasia, onde as emoções são exteriorizadas. Notou-se que os alunos mesmo não sendo alfabetizados demonstraram interesse, motivação e sensibilidade para ouvir histórias. Baseado em conversas informais com os familiares, constatou-se que os alunos foram privados desse prazer durante sua primeira e segunda infância, devido a limitações cognitivas e a aspecto sócio econômico. A proposta sobre contação de histórias, dramatização e fazer artístico através de Técnicas de Pintura proporcionou a interação entre alunos e familiares, contribuindo dessa maneira para inseri-lo em seu meio social. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4827 10.3895/recit.v8.n17.4827 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4827/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Tozatti, Cleonice Aparecida Juliano, Joice Maria Maltauro |
spellingShingle |
Tozatti, Cleonice Aparecida Juliano, Joice Maria Maltauro Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual |
author_sort |
Tozatti, Cleonice Aparecida |
title |
Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual |
title_short |
Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual |
title_full |
Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual |
title_fullStr |
Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual |
title_full_unstemmed |
Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual |
title_sort |
contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual |
description |
O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da UTFPR, sobre Metodologia e Técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela professora, visando o desenvolvimento psicossocial do educando com necessidades educacionais especiais, estes inseridos em uma escola especial. Contar história para os filhos deveria ser tão importante como cuidar de sua alimentação, a história nos propicia o mundo da fantasia, onde as emoções são exteriorizadas. Notou-se que os alunos mesmo não sendo alfabetizados demonstraram interesse, motivação e sensibilidade para ouvir histórias. Baseado em conversas informais com os familiares, constatou-se que os alunos foram privados desse prazer durante sua primeira e segunda infância, devido a limitações cognitivas e a aspecto sócio econômico. A proposta sobre contação de histórias, dramatização e fazer artístico através de Técnicas de Pintura proporcionou a interação entre alunos e familiares, contribuindo dessa maneira para inseri-lo em seu meio social. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4827 |
_version_ |
1805535778387787776 |
score |
10,814766 |