Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual

O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da UTFPR, sobre Metodologia e Técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela profe...

ver descrição completa

Principais autores: Tozatti, Cleonice Aparecida, Juliano, Joice Maria Maltauro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4827
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4827
recordtype ojs
spelling peri-article-48272024-04-14T22:45:04Z Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual Tozatti, Cleonice Aparecida Juliano, Joice Maria Maltauro Educação Métodos e Técnicas de Ensino aprendizagem; dificuldade; contação de histórias O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da UTFPR, sobre Metodologia e Técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela professora, visando o desenvolvimento psicossocial do educando com necessidades educacionais especiais, estes inseridos em uma escola especial. Contar história para os filhos deveria ser tão importante como cuidar de sua alimentação, a história nos propicia o mundo da fantasia, onde as emoções são exteriorizadas. Notou-se que os alunos mesmo não sendo alfabetizados demonstraram interesse, motivação e sensibilidade para ouvir histórias. Baseado em conversas informais com os familiares, constatou-se que os alunos foram privados desse prazer durante sua primeira e segunda infância, devido a limitações cognitivas e a aspecto sócio econômico. A proposta sobre contação de histórias, dramatização e fazer artístico através de Técnicas de Pintura proporcionou a interação entre alunos e familiares, contribuindo dessa maneira para inseri-lo em seu meio social. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4827 10.3895/recit.v8.n17.4827 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4827/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Tozatti, Cleonice Aparecida
Juliano, Joice Maria Maltauro
spellingShingle Tozatti, Cleonice Aparecida
Juliano, Joice Maria Maltauro
Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual
author_sort Tozatti, Cleonice Aparecida
title Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual
title_short Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual
title_full Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual
title_fullStr Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual
title_full_unstemmed Contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual
title_sort contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual
description O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da UTFPR, sobre Metodologia e Técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela professora, visando o desenvolvimento psicossocial do educando com necessidades educacionais especiais, estes inseridos em uma escola especial. Contar história para os filhos deveria ser tão importante como cuidar de sua alimentação, a história nos propicia o mundo da fantasia, onde as emoções são exteriorizadas. Notou-se que os alunos mesmo não sendo alfabetizados demonstraram interesse, motivação e sensibilidade para ouvir histórias. Baseado em conversas informais com os familiares, constatou-se que os alunos foram privados desse prazer durante sua primeira e segunda infância, devido a limitações cognitivas e a aspecto sócio econômico. A proposta sobre contação de histórias, dramatização e fazer artístico através de Técnicas de Pintura proporcionou a interação entre alunos e familiares, contribuindo dessa maneira para inseri-lo em seu meio social.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4827
_version_ 1805535778387787776
score 10,814766