Ensino híbrido utilizando a rede social Edmodo: um estudo exploratório sobre as potencialidades educacionais para o ensino de química
A Rede Social Edmodo (RSE) possui características próprias e específicas que promovem mudanças no comportamento de professores e estudantes. A pesquisa relata a experiência de 27 professores de química do ensino básico/superior e de 131 estudantes do curso de licenciatura em química, apropriando-se...
Autor principal: | Leite, Bruno Silva |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4873 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A Rede Social Edmodo (RSE) possui características próprias e específicas que promovem mudanças no comportamento de professores e estudantes. A pesquisa relata a experiência de 27 professores de química do ensino básico/superior e de 131 estudantes do curso de licenciatura em química, apropriando-se da RSE. O uso da RSE por esses professores ocorreu por meio do modelo de ensino híbrido. Através deste modelo, os estudantes realizaram as atividades durante a disciplina. Os resultados coletados no estudo apontam para uma postura favorável dos professores e alunos frente à utilização do Edmodo em sala de aula. Princípios do conectivismo, aprendizagem conectada e da Teoria da Distância Transacional são observados. Concluímos que o uso da RSE, incorporado a estratégias no ensino híbrido, tem grande potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, além de ser um ambiente virtual gratuito em que a interação entre o professor e os alunos é acentuada. |
---|